Dica 176 - Você precisa conhecer esses atalhos essenciais para Evernote no Mac

Se não estou enganado o recurso chegou com versão 6.2 para Mac. Conforme já expliquei na Dica 174, basta usar a combinação de teclas "alt + cmd + s" e a barra lateral do Evernote desaparecerá. Para os que usam computadores com telas pequenas ─ meu caso! ─ a novidade representa mais espaço para conteúdo. O problema são os efeitos colaterais. Adoro a Área de Atalhos! Costumo colocar lá as Etiquetas, Notas, Cadernos e até Pilhas de projetos que estão em andamento ou os que são usados com frequência.

Para resolver o impasse, tenho experimentado o Atalho de Teclado "shif + cmd + j" para abrir a relação de Etiquetas. Ele é parente do "cmd + j", que uso o tempo todo para abrir a relação de Cadernos. Depois disso, basta começar a digitar as primeiras letras da Etiqueta ou Caderno para chegar ao destino desejado.

Há, entretanto, um detalhe a se considerar. O "cmd + j" sempre abrirá toda a relação de Cadernos, mas o "shift + cmd + j" só abre a relação de Etiquetas presentes nas Notas do Caderno selecionado. Portanto, antes de usar essa opção, você precisará clicar no botão “Todas as Notas” ou digitar outra combinação, o "shift + cmd + a".

Isso tem sido eficiente como clicar em algo na barra lateral? Nem de longe! Mas continuo me obrigando a fazer dessa forma, pois só assim, me impondo uma dificuldade, permanecerei inquieto na busca de alguma alternativa tão boa quando a Área de Atalhos.