234 - Evernote ou Google Trips para planejar sua próxima viagem?

Comecei a usar o Evernote em 2008 justamente para organizar e planejar minhas viagens e, desde então, já produzi muito conteúdo a esse respeito. Mas na minha última viagem usei em paralelo o Google Trips do primeiro ao último dia. Quer saber minha opinião? Assista o vídeo abaixo até o final para descobrir vantagens e desvantagens de cada um.

O Google Trips é bem simples, mas muito poderoso. O primeiro passo é se cadastrar com uma conta do Google e deixar ele trabalhar se conectando ao seu Gmail. O App vai buscar tudo relacionado a viagens e construir automaticamente alguns roteiros.

Entre em conato.

Entre em conato.

Mas nos meus testes, o Trips nunca conseguiu pegar todas as informações de reservas. Várias coisas podem acontecer e dificultar essa automação do Google.

Por exemplo, às vezes eu reservo o Airbnb e a minha esposa compra a passagem aérea. Nesse caso, cada um recebe um e-mail e mesmo que ela me encaminhe a confirmação da passarem, por algum motivo o Trips não captura essa informação automaticamente.

Portanto, o melhor nesses casos é continuar usando o Web Clipper do Evernote para capturar todo conteúdo pré-viagem e guardar em um Caderno como já sugeri em diversas ocasiões.

Enfim, estamos vivendo uma mudança de paradigmas e no vídeo “Entenda como será o Evernote e como ele te ajudará ainda mais no futuro” falei bastante sobre o assunto. Também comento o tema inteligência artificial no artigo "Não é uma competição por esse ou aquele espaço, é tudo em função da inteligência artificial”.

233 - Sim, você pode organizar seus estudos! O Evernote é o companheiro perfeito para sala de aula

Estudar não precisa ser uma atividade feita como no passado. É hora de sair da idade da pedra. O Evernote pode te ajudar a organizar os estudos na faculdade, pós-graduação e até mesmo no cursinho preparatório para concursos públicos.

Além de ser um excelente espaço para anotações e gravação da aula, ele vai facilitar, e muito, sua vida na hora de compartilhar conteúdo com os colegas, servirá como um sistema de lembretes para tarefas e leituras futuras e funcionará como uma excelente fonte de referência capturando conteúdo online que você utilizará para aqueles trabalhos feitos no Google Docs, que aliás também pode ser integrado ao Evernote.

Assista o vídeo e descubra como fazer tudo isso e muito mais usando a conta gratuita do Evernote.

232 - Entenda como será o Evernote e como ele te ajudará ainda mais no futuro

Todo trabalho que o novo CEO, Chris O’Neill, realizou até o momento na Evernote, pouco apareceu para os usuários. Apesar de ter nos assustado logo nas primeiras semanas com a eliminação de alguns produtos, a importantíssima reformulação da empresa e de todo sistema de sincronismo de notas passou quase despercebido. Acompanhei com atenção e falei bastante sobre o assunto —vide links abaixo—, mas agora chegou finalmente o momento de vermos alguns dos resultados.

Conheça meus serviços e seja produtivo.

Conheça meus serviços e seja produtivo.

Recentemente saiu a versão 8 do aplicativo para o sistema iOS e algumas mudanças estão muito claras. O foco, como vinha dizendo Chris O’Neill, são nossas anotações e elas aparecem logo que entremos no novo aplicativo para iPhone e iPad. Outra mudança sutil mas muito importante foi o botão de adição, claramente copiado da versão Android, que agora nos permite incluir conteúdo com muito mais agilidade. 

E logo depois do update do Evernote para iOS (versão 8), o site Wired publicou um artigo bastante interessante que fala sobre o futuro da empresa. Nesse episódio comento os principais pontos do texto da Wired e te convido a refletir sobre sua forma de pensar a respeito do aplicativo e de organização de um modo geral