Domine seu email com Todoist para Gmail e Outlook

O Todoist não é o único serviço para gestão de tarefas disponível no mercado, mas ele tem uma legião de fãs. Ao instalar e usar o aplicativo por alguns dias é fácil entender as razões de tantos admiradores. Evidentemente, como qualquer outro aplicativo, ele não faz mágicas e não é para todos, mas é impossível negar que ele foi desenhado com atenção aos detalhes.

A interface minimalista do aplicativo, que em minha opinião facilita o uso, está disponível para Android, iOS, macOS, Windows, web e extensões para os navegadores Chrome, Firefox e Safari. Além de presente e sincronizado em todos esse locais, existe um extensão muito interessante para transformar seus e-mails em tarefas. No vídeo abaixo ilustro o processo no Gmail, mas a mesma extensão está disponível também para o Outlook.

O App Inbox do Google e diversos outros aplicativos permitem que você transforme suas mensagens em tarefas, mas o Todoist faz isso de uma forma incrível. A interface parece ser parte nativa do Gmail e do Outlook e ao transformar uma mensagem em tarefa, você pode usar todos os recursos tradicionais do aplicativo dentro ou fora do Gmail e Outlook.

Para os fãs do aplicativo é uma extensão essencial, mas para quem deseja experimentar o Todoist, pode ser a melhor forma de começar porque uma das coisas que atrapalha nossa produtividade é a falta de foco. Ao transformar seus e-mails em tarefas para o próximo dia ou futuro mais distante (conforme demonstro no vídeo), você pode clicar no botão arquivar do Gmail e seguir trabalhando no que precisa terminar naquele momento.

Alarmes para as tarefas estão disponíveis apenas na versão Premium do aplicativo, mas mesmo na versão gratuita é um pouco difícil não lembrar do que você precisa fazer naquele dia porque suas tarefas aparecerão na aba Today/Hoje e você receberá diariamente um e-mail com um resumo das suas atividades. Ou seja, você não precisa de um alarme, precisa apenas tomar uma ação. Portanto, ao abrir o aplicativo ou visualizar um widget no seu celular, verá o que precisa fazer ou as mensagens que tem que responder.

+ Descubra como fazer o mesmo procedimento usando Web Clipper e Evernote.

Se você tem dificuldade para lidar com e-mails, sugiro que experimente a extensão e organize suas mensagens como tarefas. Mas lembre-se de pensar no tempo que gastará em cada e-mail. Não adiante simplesmente colocar um lembrete para o futuro e não reservar algum tempo para trabalhar naquele tema.

Gostou? Cadastre-se para receber mais conteúdo.