Templates no Evernote. Será que vale a pena usar?

As tabelas existem no Evernote há muitos anos, se não me engano desde o lançamento do aplicativo. Mas sempre foram muito simples e as poucas configurações possíveis eram diferentes no Mac e Windows.

Há algum tempo esse problema começou a ser resolvido e apesar de não ser possível usar formulas como nas Planilhas de Cálculo tradicionais, a versão Windows 6.5 do aplicativo agora permite uma série de novidades (vide vídeo abaixo) que em breve estarão também disponíveis para usuários Mac:

  • Inclusão ou exclusão de linhas e colunas;
  • Arrastar e soltar linhas ou colunas;
  • Usar cores em linhas, colunas ou células;
  • Rolamento horizontal da planilha.

Desde os primeiros anos de vida do Evernote pessoas e até mesmo startups lançaram templates baseados em tabelas do aplicativo. Eles existiam e ainda existem como uma alternativa para organizar conteúdo dentro de Notas, mas nunca fui fã dessa ideia porque quando abrimos essas Notas no celular, o App Evernote comprimiria o conteúdo que está dentro das células.

Essa nova versão das tabelas resolveu o problema com uma barra de rolagem horizontal (vide vídeo abaixo). É uma ideia interessante, mas em minha opinião ainda não é eficiente porque o acesso ao conteúdo continua sendo algo trabalhoso.

Por essa razão prefiro evitar templates baseados em tabelas muito elaboradas. O que costumo fazer é organizar o conteúdo nas notas usando o separador em formato de linha horizontal conforme demonstrei no vídeo "Gestão de Clientes | Mini-CRM usando o Evernote". E você, usa templates? Gostou das novas tabelas do Evernote? Deixe seu comentário.