Segurança online. O que é autenticação em 2 etapas e como configurar.

A autenticação em duas etapas funciona como o token para validação de senhas nos bancos. Alguns são pequenos dispositivo que podem ser colocados no chaveiro, porém existem também aqueles que são aplicativos para o celular. Mas nos dois casos um número aleatório fica sendo gerado para que você inclua depois de colocar a senha.

Serviços como Google, Evernote, Trello, Zapier e muitos outros permitem que você utilize o mesmo recurso para proteger seus dados. Ou seja, além de colocar uma senha, você precisará também de usar um código aleatório. 

Mas calma, você não precisará fazer isso toda vez que acessar o site do serviço. No seu computador, você pode marcar uma opção do tipo “confiar neste comutador” ou seja, acessando por aquele dispositivo, você não precisará incluir a senha.

Existem vários aplicativos nos quais você pode guardar esses códigos. Gosto de dois. Um deles é o Google Authenticator que é gratuito e criado pelo Google. Você pode instalar o App no seu iPhone ou Android. Já o 1Password é pago, mas se você já usa, recomendo que passe a guardar os códigos nele porque simplificará o processo de autenticação.

Um detalhe importante a respeito do Google Authenticator é que ele não sincroniza os códigos com nenhum outro serviço e a última vez que fiz uma recuperação de dados do meu meu Android, os códigos não estavam salvos no aplicativo Google Authenticator. Portanto, guarde bem a tabela de códigos porque ninguém vai conseguir te dar acesso ao serviço se você perder a o sistema gerador de códigos numéricos.

Alguns serviços oferecem também a opção de enviar códigos por SMS, mas não considero uma boa alternativa porque eventualmente mudamos de número e acontece também de operadoras incluirem dígitos ou mudarem formatos.

Nada tão dramático porque você pode atualizar o número nas configurações, mas vai precisar fazer isso em todos os serviços. E finalmente, se você está em uma viagem internacional, não há garantia de que seu telefone vai funcionar bem ou que o SMS chegará.

No vídeo abaixo encontrará mais detalhes. Caso ainda tenha dúvidas ou queria compartilhar alguma informação adicional, deixe seus comentários.