Restrição de Acesso a Informações no Evernote | Tutorial Evernote.

O mundo de hoje exige compartilhamento de informações e recursos e o Evernote não é exceção. Existem diversos serviços que podem ser conectados a ele viabilizando funcionalidades que o aplicativo não oferece de forma isolada.

Porém, é preciso ter muita atenção e todo cuidado é pouco ao conectar aplicativos entre si. A propósito, os ensinamentos desta aula (video abaixo) valem para diversos outros serviços, especialmente o Facebook, que muitos utilizam como forma de login.

Ao ligar o Evernote a outros aplicativos e serviços, você verá uma janela mostrando que tipo de informações suas estarão sendo compartilhadas daquele ponto em diante. As alternativas, que explico na aula abaixo são: "Criar notas, cadernos e etiquetas"; "Atualizar notas, cadernos e etiquetas"; Listar cadernos e etiquetas"; "Recuperar notas"; "Excluir cadernos e etiquetas"; "Excluir notas permanentemente" e "Acessar informações da conta".

Autorizações como "Atualizar notas, cadernos e etiquetas" e "Recuperar notas" são muito amplas. No caso especial de "Recuperar notas", o outro lado terá acesso irrestrito a tudo que está armazenado no seu Evernote.

E considerando a quantidade de informações que temos armazenadas no aplicativo, minha sugestão é que este tipo de conexão seja concedido apenas a empresas e serviços com alguma história e reputação.

Evidentemente é uma decisão muito particular. Cada um deve avaliar que tipo de informações mantém no aplicativo e qual o grau de confiança na outra empresa ou serviço. No meu caso, por exemplo, em razão de tudo que já mantenho armazenado no Google Drive, não vejo maiores preocupações na ligação dele com o Evernote.

Enfim, reflita sobre o tema e tome sua decisão. E se não lembrar mais tudo que já foi conectado ao seu Evernote, assista a aula para localizar as conexões ou autorizações e como realizar a desconexão.

Já havia pensado a respeito deste tema? Qual a sua opinião? Acha que é tranquilo compartilhar tudo sem se preocupar com as possíveis consequências ou é melhor ser mais criterioso? Por favor, deixe seus comentários para que outras pessoas possam aprender também.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.