Queria uma BaseLift antes mesmo de sua existência

Trabalho em diversas lugares com meu computador e, apesar de já ter me habituado à tela de 11' via todo tipo de artifício, algo ainda me incomodava: a altura da tela relativa aos meus olhos. Há algum tempo venho pesquisando as alternativas, mas nunca encontrei nada que coubesse na minha mochila. E o pior, todas as soluções acabam exigindo um teclado e mouse extras. Ou seja, nada portátil.

Quando recebi o mailing da twelvesouth, não acreditei no que meus olhos viam. Parecia que a empresa tinha lido meus pensamentos e criado o BaseLift sob medida para minhas necessidades. Ele resolve o problema de uma forma muito engenhosa.



Imagine a capa oficial do iPad colada em baixo do seu computador. É simplesmente isso. Além de ímãs para quando não está em uso, a capa pode ser enrolada elevando o MacBook exatamente como fazemos ao digitar direto na tela do iPad. Simples e genial! É o típico exemplo de produto que eu procurava mesmo antes de existir. Vide carrossel de imagens abaixo para entender melhor.

Segundo informações no site, a elevação é de 3.2 cm. Com esse dado em mente, coloquei uma pequena pilha de revistas na parte traseira do computador para simular a BaseLift antes de comprar o acessório. O que mais me preocupava era o conforto ao digitar e surpreendentemente a nova posição do computador se mostrou extremamente agradável (ao menos para mim).

Outra dúvida dizia respeito a compatibilidade. Como um mesmo acessório poderia funcionar em diferentes MacBooks? Quando a caixa chegou, entendi o segredo. Observe na segunda foto do carrossel que há dois pedaços soltos. Não foram utilizados no meu caso, mas servem para completar o tamanho da base em outros computadores.



O ponto positivo do produto é justamente a portabilidade. Perfeito para alguém com as minhas características e necessidades. Além de elevar o Mac, o volume ocupado quando fora de uso é muito pequeno. Meu Air continua cabendo sem problemas na capa de neoprene que uso há algum tempo. Por outro lado, há dois detalhes que não gostei.

Ao colar a BaseLift no Air (via fita de dupla face que vem no produto), há quatro parafusos que ficam tampados. Não que eu fique abrindo o computador o tempo todo, mas já fiz isso duas vezes para aumentar a memória flash e tenho a impressão que posso precisar trocar a bateria dele nos próximos anos. Fiquei chateado porque a twelvesouth é sempre muito cuidadosa com os detalhes e poderia ter feito buracos deixando os parafusos acessíveis.

O outro problema é muito mais relevante e interfere diretamente no dia-a-dia de uso. Ao menos no meu caso, tela de 11', não há mais como utilizar o computador totalmente na horizontal. Os milímetros adicionais da BaseLift, combinados a tela totalmente aberta, criam um efeito de "joão-bobo", fazendo o computador balançar para trás e para frente sempre que levanto a mão do teclado (veja no final do vídeo). Em outras palavras, passou a ser impossível a utilização sem o acessório enrolado.

A elevação tem se mostrado muito eficiente e pretendo usar sempre, mas quando preciso apenas abrir o computador para verificar algo ou executar uma tarefa rápida, tenho que necessariamente ou conviver com o balanço ou armar a BaseLift.

Comparado com o ganho que tive, este é apenas um pequeno efeito colateral que não vai me causar maiores problemas. Sou fã da twelvesouth e mais uma vez me surpreenderam com um produto belo, útil e funcional.