Quem tem um, não tem nenhum!

Sim sou paranóico com backup! Não fico tranquilo com menos de três cópias do tudo que tenho no computador. E acredite, todos nós temos muita coisa importante armazenada. É claro que manter uma cópia de segurança de seus arquivos já é alguma coisa, mas o que sempre digo é:

"Quem tem um não tem nenhum!"

Imagine se ocorre o pior com seu notebook. Por exemplo, ser roubado ou furtado. E ao recorrer ao seu HD externo para recuperar seus dados, descobre que ele está corrompido ou fisicamente danificado.

Já expliquei minha estrutura de equipamentos e cópias de segurança no artigo Backup em viagens. Mas faltava um último elo de segurança. Faltava o armazenamento em nuvem para garantir a proteção dos meus dados mesmo se o pior acontecer com todos os meus equipamentos que estão em um mesmo lugar, dentro da minha casa.

Comecei experimentando o serviço CrashPlan. Não fiquei satisfeito principalmente com a interface e funcionalidade do aplicativo. Alem disso, quando realizei os testes ele necessitava de Java e evito Java o máximo que posso.

Descobri recentemente o Backblaze. Apesar de versão também para Windows, ele foi criado por um grupo de ex-Apple e, portanto, é um aplicativo limpo, leve e perfeitamente integrado ao OS X. Já ganhou minha admiração e muitos pontos por conta desse quesito. Outra vantagem é que permite backup ilimitado de dados e de HDs conectados ao seu computador. Fantástico!

Me cadastrei para um período de testes antes mesmo de descobrir outro detalhe ainda mais incrível do serviço. Há um aplicativo para iOS e com ele você tem acesso a todos os seus arquivos armazenados no computador e no HD. Alem de visualizar, você pode baixar os arquivos e exportar para outros aplicativos dentro do iOS. Ou seja, funciona como um Dropbox ilimitado!

Seus dados ficam protegidos por duas senhas. Uma delas é usada para acessar o site e sua conta e outra criptografa o conteúdo do backup. A segunda é opcional, mas recomendo fortemente que a utilize. E lembre-se de escolher senhas fortes!



serviço custa US$5/mês e há planos escalonados que chegam a 25% de desconto se você assinar por dois anos (US$3,96/mês). Optei por um ano e recomendo que ao menos experimente o serviço. Há um período de testes e dependendo da quantidade de dados que você tem, poderá concluir o backup dentro desse intervalo.

Agora estou ainda mais tranquilo nas minhas viagens! Backup e acesso aos dados sempre e em qualquer situação!

Nota: Todas os links para o Backblaze deste artigo apontam para minha página de convites. Ao experimentar ou assinar usando meu link, ganharei um mês gratuito no meu plano. Gostou da dica? Clique e ajude.