A beleza do Gogobot me fez abandonar o TripAdvisor

Começo já deixando claro que não se trata de um artigo isento. Muito pelo contrário! Declaro aqui abertamente minha paixão pelo serviço Gogobot  Desde que fui apresentado a ele pelo Otávio me encantei e comecei a transferir minha vida de viajante do TripAdvisor para lá.

Sendo bem simplório na explicação, o Gogobot é justamente isso, um concorrente direto do TripAdvisor. Em minha opinião, entretanto, trata-se de um serviço muito melhor! A qualidade do site e do aplicativo para o iPhone é surpreendente.

Há, por exemplo, um cuidado impressionante com a qualidade das fotos. O usuário pode incluir filtros ao estilo Instagram e isso faz toda diferença na linha do tempo ou feed que eles chamam de “Discover” no iPhone e que está na página “Home” no site. Uma enorme tentação, aliás, para os que gostam de viajar como eu! Maldade!

Outro aspecto importante é seu perfil de rede social. Assim como acontece no concorrente, é possível sim conectá-lo ao Facebook, Twitter e Fouraquare, mas o App em si já é bastante social. O TripAdvisor me ajudou muito ao longo dos anos com os comentários deixados por outros turistas e também nas buscas feitas em loco. Mas no Gogobot há um sentimento natural de comunidade. É diferente! As pessoas tendem a interagir mais. Imagino que pelo estilo do site e sua proposta social.

Assim como no TripAdvisor, você pode programar suas viagens por lá e também deixar comentários relativos aos locais visitados, mas é tudo muito mais bonito e dá gosto de navegar e usar. Uma pena ainda não existir um App para o iPad, mas deve estar a caminho. Espero!

Uma outra parte que adoro no serviço é o que eles chamam de Passport. É a versão melhorada do seu mapa de viagem do TripAdvisor. Evidentemente há também um mapa — já mencionei que é mais bonito? 😊 — e junto dele várias estatísticas mostram não só os países e cidades visitadas, como também pontos turísticos. É muito complicado preencher tudo do zero, mas estou tentando  Meu objetivo é deixar o máximo de dicas possíveis para as pessoas que utilizam o sistema.

Aliás, esse é o único defeito que atualmente enxergo no serviço. A quantidade de informação é infinitamente menor que a contida no TripAdvisor. Pela diferença de idade dos dois, não poderia ser diferente. Para resolver isso, só mesmo o tempo e a dedicação dos usuários incluindo conteúdo. Quando sobra um tempo, tenho feito minha parte incluindo informações de viagems passadas. E durante as novas já vou alimentando diretametne do local. E para estimular os apaixonados por Badges do Foursquare, montaram por lá um modelo similar.