Para os colegas podcasters que usam o SoundCloud

Recentemente, ao publicar o comunicado a respeito dos novos tipos de conta Evernote no Diário de um elefante e o episódio 152 no VCP, me deparei com um comportamento estranho. O número de Plays no contador do SoundCloud, nos dois episódios, caiu assustadoramente, quando comparado com a média.

Como foram publicados respectivamente na sexta e sábado do feriado do dia 1º de Maio, imaginei que este teria sido o problema. Ocorre que na segunda e terça (4 e 5 de Maio), os números continuavam muito baixos. Fiquei intrigado e, antes de entrar em contato com o suporte SoundCloud para perguntar se enfrentavam problemas com o contador, fui em busca de informações.

Descobri a resposta no Twitter oficial da empresa. Na prática os números não caíram, o que aconteceu foi uma mudança na sua exibição. Agora há uma separação entre o Play efetivo via botão do widget e o download via feed RSS. A imagem abaixo mostra as informações do dia 1º de Maio do Diário de um elefante e o item RSS downloads deixa claro que os números seguem normais.

Como hospedo os dois podcasts no SoundCloud, a mudança é até interessante porque posso comparar a quantidade de pessoas ouvindo direto do widget com os que baixam os episódios via RSS. O que não me agradou foi um detalhe na apresentação dos dados. Poderiam ter incluído também um total na página de estatística. Como esta hoje, preciso somar os itens Plays, download via página e RSS downloads para chegar ao número total de ouvintes por episódio.

Publicidade: Livro Desvendando o Flipboard disponível na AmazonAppleGoogle Play e Kobo.

Enfim, seja como for, o lado positivo é que ouvintes não desapareceram de uma hora para outra. E se você também usa o SoundCloud para hospedar seu podcast, não se apavore, vá até a página de estatísticas.