Organização Inteligente & Trabalho Eficiente.

De que adianta você criar uma tarefa para algo que foi dito em uma reunião se não conseguirá encontrar as anotações da reunião quando for executar a tarefa? Este é um dos maiores problemas que vejo em diversos métodos e técnicas de produtividade.

Parecem partir do princípio de que já somos organizados e isso não é necessariamente verdade. Procuro resolver este problema dividindo minhas atividades em duas etapas: Organização Inteligente e Trabalho Eficiente.

Organização Inteligente significa saber onde estão os materiais que você precisará para realizar as tarefas, mas não necessariamente você precisa gastar tempo organizando. Vivemos uma era em que os sistemas têm aprendido nossos hábitos e costumam entregar o que precisamos, quando precisamos. O Evernote é mestre nisso, mas não é o único.

Minha dica é: organize o que precisa de fato ser organizado e deixe os aplicativos cuidarem daquilo que sabem fazer bem. Além disso, recomendo automatizar o maior número de rotinas mecânicas. Ferramentas como o Zapier e IFTTT são muito fáceis de configurar e usar. Não gaste seu tempo com o que a tecnologia pode fazer sem esforço algum. Lembre-se: Tecnologia Transforma!

+ Experimente o G Suite

O segundo passo dessa equação é a execução. Agora que você sabe onde encontrar as coisas, é possível trabalhar de forma eficiente. Mas neste ponto há também como usar a tecnologia a seu favor.

Utilize as ferramentas que se integram bem com o sistema de organização que você escolheu. Por exemplo, no meu caso, uso o Google Drive, Trello, Slack, dentre outros, que conversam muito bem entre si e principalmente com o Evernote, que é a ferramenta que funciona como minha central de organização.

Fique atento as aulas no Canal e artigos aqui no blog e verá que o meu conteúdo normalmente gira em torno destes dois temas: Organização Inteligente & Trabalho Eficiente. Se preferir, você pode adquirir o curso online Workflow C, que trata justamente destes dois temas.