Organização de Notas do Evernote | Qual a melhor forma de ordenar?

Existem outras formas de ordenação das Notas dentro de Cadernos do Evernote, mas as mais comuns são: Alfabética (por título da nota); Data de Criação e Data de Atualização.

Qual delas é a melhor? Evidentemente isso depene das suas necessidades. Mas vou tentar te ajudar compartilhando um pouco de ciência e a minha forma de pensar sobre o assunto. Preste atenção nesta frase do professor de psicologia e ciência cognitiva da Universidade de Berkeley:

A tendência é de que a próxima coisa que vamos precisar foi a última que usamos e depois disso, provavelmente a penúltima e assim por diante. A não ser que tenhamos uma boa razão para pensar o contrário, provavelmente nosso melhor guia para o futuro é o reflexo do nosso passado.
— Tom Griffiths

No vídeo “Criatividade e produtividade usando Cadernos do Evernote” expliquei porque prefiro separar assuntos e projetos em Cadernos. Se ainda não assistiu, recomento que assista porque o que compartilhei lá, a propósito, também está baseado em ciência, ajudará na compreensão deste vídeo. Com o conteúdo organizado desta forma posso facilmente “pular" de um Caderno para o outro quando preciso mudar de atividade.

Somando isto ao estudo do professor Tom Griffiths, ou seja, a chance de precisarmos de algo que acabamos de usar ser muito grande, consigo ser mais eficiente nas minhas atividades diárias. E no meu caso o "acabamos de utilizar" não necessariamente precisa ser algo recente no tempo, pode ser a última coisa que fiz há alguns dias relacionado aquele projeto. Por isso, minhas Notas estão ordenadas por ordem de criação no computador.

Por exemplo, se estou trabalhando na Nota de uma pauta para algum novo vídeo, consultoria para algum cliente ou um novo curso para o Udemy, é bem provável que eu vá continuar a fazer exatamente isso na próxima vez que entrar em um destes Cadernos, certo? E a Nota que busco estará no topo da lista.

Ou seja, é como um cockpit de avião. Todos os controles (Cadernos) estão à minha disposição. Basta olhar em vota e selecionar o que preciso naquele momento para trabalhar e o assunto estará no topo da lista.

Por outro lado, o Evernote no meu celular funciona como uma ferramenta diferente. Utilizo o aplicativo para Captura de Conteúdo (fotos, anotações rápidas, digitalização de documentos e cartões de visita), Consulta Rápida e Continuação de Trabalhos. E neste caso, o Evernote está ordenado por última atualização de Notas. Não entendeu? O raciocínio é o mesmo, mas a situação é diferente.

Imagine que estou trabalhando na pauta do próximo vídeo e preciso sair. Pego o metrô, ônibus, Uber ou qualquer meio de transporte e abro o Evernote para consultar alguma informação ou continuar um trabalho.

Lembre-se, no telefone as Notas estão ordenadas por data de última atualização. Portanto, na relação de Todas as Notas, as últimas, nas quais trabalhei antes de sair, estarão no topo. Como que magicamente tudo que usei há pouco estará lá bem na minha frente.

Se você já me acompanha há algum tempo, sabe que já preguei o uso de Cadernos para as mais variadas necessidades, inclusive em 2015 eu gravei um episódio do antigo podcast Diário de um elefante sugerindo um Caderno para assuntos nos quais separamos para trabalhar ou consultar quando em deslocamentos.

Mas isso foi em 2015. As coisas evoluem e a ciência existe para nos ajudar. É justamente esta evolução que venho tentado mostrar nos vídeos e nas minhas aulas particulares e consultorias.

O Evernote é uma excelente ferramenta, mas existem comportamentos humanos que precisamos levar em consideração para que ele nos sirva de uma forma ainda mais eficiente.

Espero que tenha gostado desse tema. Por favor, compartilhe suas opiniões a respeito desta forma de organização e divulgue o Canal. Graças a você, estamos bem perto dos 4 mil seguidores!