Não basta guardar os documentos no Evernote, é preciso ser eficiente.

Organização eficiente de documentos é um dos tópicos das minhas aulas e consultorias, mas não basta organizar. É preciso que o processo seja eficiente e existem dicas e truques que nos ajudam a ganhar segundos ou minutos, que quando somados significam uma enorme economia de tempo.

O Evernote entrou na minha vida em 2008 para organizar meus roteiros de viagem, mas não demorou muito para que eu entendesse todo seu potencial da ferramenta e o próximo passo natural foi armazenar todos os meus documentos no aplicativo. Certidões, RG, CNH, passaporte e diversos outros documentos estão lá sempre à mão e isso já me ajudou várias vezes, conforme relato no meu livro.

A minha pergunta para você é: quando você pega seu passaporte, CNH ou outro documento, qual a informação está querendo na maior parte das vezes? Acredito que seja o número do documento, não é mesmo? Portanto, uma dica é sempre incluir o número no título da Nota. Algo como "Passaporte AB34563456". Desta forma será muito mais fácil ter acesso à informação. Assista o vídeo abaixo para entender melhor.

Este pequeno detalhe facilitará sua vida todas as vezes que o seu objetivo for apenas copiar o número do documento para usar em algum formulário.

Evidentemente você pode sofisticar um pouco a dica incluindo também a data de validade, mas tome cuidado, informações demais no título pode acabar prejudicando a visibilidade e o acesso a informações.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.