Migração para os serviços Google | Drive, Fotos, Gmail, Docs, Music etc.

Desde 2015 venho trabalhando na migração de praticamente todos os serviços online que utilizo para os similares no Google. Atualmente mantenho minhas fotos, músicas, pacote "office", arquivos em nuvem, backup e outros nos respectivos serviços Google.

Como estou sempre compartilhando esta ou aquela experiência, recebo constantemente perguntas relacionadas ao processo de migração e como utilizo cada um dos serviços. Portanto, resolvi gravar uma série de videoaulas específicas explicando como migrar, quais as vantagens e desvantagens e como explorar cada um dos aplicativos online e seus recursos.

Dois acontecimentos me estimularam a migrar. Um acidente com meu iPhone há bastante tempo, antes mesmo de 2015, e a bagunça que a Apple fez com as minhas fotos.

Quando deixei o telefone cair na água e precisei comprar um Android temporariamente, percebi o quanto estava vulnerável. Perdi por alguns dias o acesso aos contatos, email, calendário etc. porque usava os serviços proprietários da Apple e não foi possível configurar nenhum deles no aparelho da concorrência.

Para evitar problemas similares no futuro resolvi migrar parcialmente para o Google. Passei a usar o Gmail, Calendário e Contatos no lugar dos similares da Apple.

A confusão com o serviço Photos da Apple foi uma novela que me fez inclusive perder algumas fotos. Eles haviam lançado o sincronismo automático com o serviço iCloud, mas, apensar de toda atenção dada pelo suporte, nunca consegui resolver por completo o problema de sincronismo que ocorria na minha conta.

Por algum tempo tudo funcionava bem, mas eventualmente uma ou outra foto desaparecia ou do telefone ou da nuvem. Como o Google Photos estava sendo lançado na mesma época, resolvi experimentar e não me arrependo.

O próximo passo foi migrar para o G Suite e adotar o "pacote office" do Google. Não foi tão simples, mas nada excessivamente complicado. Comecei convertendo os documentos aos poucos e depois passei a criar os novos diretamente no Google. Uma vantagem que vejo no uso do "office do Google" é a perfeita integração com formulários de sites, Google Forms, Zapier e outros serviços.

Com armazenamento de 1TB no Google Drive, levei também minha biblioteca de músicas para o serviço Google Music. O armazenamento até um determinado limite de fotos é gratuito e posso ouvir as músicas em qualquer lugar. Basta instalar o App ou visitar http://music.google.com

E o navegador Chrome proporciona uma enorme conveniência. Basta realizar o login com usuário e senha do Google, seja no próprio computador, no computador de um colega, biblioteca ou café, e temos acesso a todos esses serviços e nosso histórico de navegação, bookmarks e muito mais. E obviamente o mesmo raciocínio vale para o Chromebook.

Todos estes temas e outros serão tratados em detalhes nas próximas videoaulas. Portanto, se o tema te interessa, assine o Canal no YouTube para não perder nenhuma novidade. E lembre-se de clicar no sino ao lado do botão assinar.

Gostou? Compartilhe com os amigos.