Lista de Compras e Caderno de Receitas no Evernote ou no Trello?

Dizem que ir ao supermercado com fome ou sem uma lista fará com que você compre itens desnecessários ou esqueça de pegar o que realmente foi comprar.

Minha lista fica no Evernote, mas andei experimentando meu sistema no Trello e o resultado ficou bem interessante.

No Evernote uso a etiqueta “comprar” para filtrar todas as notas com itens que gostaria de comprar. Pode ser um livro que achei interessante e fotografei ou a própria lista de compras de supermercado. E a etiqueta fica na Área de Atalhos para facilitar o acesso.

Evernote + Trello | passo-a-passo
Algo que talvez você não saiba sobre a área de atalhos do Evernote.
Evernote para cozinheiras.
Etiqueta para acesso rápido a conteúdo de uso frequente no Evernote.

A lista de compras de supermercado fica em uma nota e está dividida em grupos que representam as áreas da casa e, consequentemente, a organização dos produtos dentro do próprio supermercado. Por exemplo, os itens de limpeza estão sempre próximos uns dos outros.

Ao lado de cada item da lista tenho as caixas de tarefa, mas utilizo a marcação de forma invertida. Marco os itens que preciso comprar e deixo as demais caixas em branco. Faço isto porque desta forma é mais fácil enxergar e localizar os itens na lista, principalmente na tela do celular.

Também uso as caixas de marcação de tarefas para as receitas. Se o plano é ir ao supermercado para comprar apenas itens de um prato que quero cozinhar, abro a receita no Evernote, verifico a dispensa e marco o que preciso comprar. Neste caso a nota da receita no Evernote será minha lista de compras.

Na experiência que realizei usando o Trello, optei por criar um Quadro para compras e dentro as seguintes listas: Supermercado, Receitas, Livros, Casa etc. E no caso de Supermercado, criei um Card para cada grupo e dentro um checklist com os itens. Assim como já fazia no Evernote, passei a marcar apenas os itens que precisava comprar.

Outro detalhe que copiei do meu sistema no Evernote foi a etiqueta “comprar”, que pode ser incluída nos Cards com itens que precisam ser comprados na próxima visita ao supermercado, livraria etc.

E para simplificar as coisas, é possível inclusive filtrar e ver apenas os Cards marcados com esta etiqueta. Assista o vídeo abaixo para entender como. E você, como organiza sua lista de compras e caderno de receitas? Por favor, compartilhe suas experiências e dicas.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.