Lista automática de livros recomendados

O que você faz quando encontra uma sugestão de leitura no livro que está lendo? Escreve em um papel que desaparecerá em alguns dias? Interrompe a leitura, abre o bloco de notas ou Evernote no seu telefone e anota? Screenshot da tela que desaparecerá no mar sem fim que é seu rolo de câmera?

São alternativas possíveis, mas o que faço é um pouco diferente. Grifo o nome do livro (vide imagem) e incluo a seguinte anotação: leiturasugerida. Exatamente essa forma, uma palavra colada na outra. Aliás, essa palavra inventada está também nos meus atalhos de teclado do iOS como "ls", para facilitar o processo:

  1. grifo;
  2. escrevo o atalho "ls" que expande a palavra;
  3. salvo;
  4. continuo lendo.

Sempre que termino um livro, visito a seção Your Highlights e copio tudo que está lá. Caso não conheça esse serviço da Amazon, sugiro uma visita ao Vida Sem Papel para ler o excelente artigo "Como acessar seus destaques e anotações nos ebooks fora do Kindle". A Cris explica em detalhes como acessar as informações. Dou um passo adicional e levo tudo para dentro do Evernote. Dependendo da quantidade de anotações utilizo o Web Clipper ou o tradicional copiar/colar.

Feito isso, posso buscar leiturasugerida a qualquer momento e encontrar todos os livros. Ainda não entendeu porque juntei as duas palavras? Simples, "leitura" e "sugerida" são palavras que certamente aparecerão em diversas outras Notas do meu Evernote. Já leiturasugerida, é uma "palavra" exclusiva. Só aparecerá nas anotações que estou buscando.