Jony Ive realmente merecia um livro!

Terminei há alguns dias a leitura do Jony Ive: The Genius Behind Apple's Greatest Products. Li em inglês, mas há uma versão em português.

A diferença deste livro para os demais que já li a respeito da Apple é justamente o referencial. Leander Kahney — também autor de Inside Steve's Brain ou A Cabeça de Steve Jobs — nos mostra a mesma Apple que conhecemos, porém a partir do ponto de vista de Ive. O autor começa narrando sua trajetória de vida e só depois de algum tempo nos transporta para dentro do campus da Apple. Confesso que achei os primeiros capítulos um pouco cansativos, mas um pouco adiante percebi a importância deles. Entender a forma de pensar do gênio é a melhor maneira de compreender diversas de suas criações.

Nos capítulos a respeito de Apple, Kahney descreve cada etapa de Ive na empresa, antes e depois da volta de Jobs, tomando como referência cada um dos produtos lançados. Neste momento comecei a ficar mais conectado ao livro. Tudo é esmiuçado, do Newton ao revolucionário processo de fabricação conhecido como unibody.

Kahney faz questão de sempre falar paralelamente sobre a Apple, Jobs, Cook e diversos outros executivos e suas realizações. Tudo em menor escala, é claro, pois nesta obra são todos coadjuvantes. Mas as informações adicionais são suficientes para situar os que leram pouco a respeito da Apple.

Uma outra sugestão que deixo é que procurem imagens e vídeos na Internet a respeito de cada capítulo (produto). Lembro de quase tudo que foi descrito, mas me fez muito bem assistir vídeos antigos e namorar por longos períodos imagens de produtos há muito descontinuados.

Sou fã da Apple há anos e por essa razão vou devorando todo que encontro a respeito da empresa e seus principais executivos, mas recomendo a leitura até mesmo para aqueles que são apenas curiosos. O texto é tranquilo e leve e ilustra bem o importante papel de Ive nos produtos revolucionários que a Apple nos trouxe ao longo dos anos.

Outros livros sobre a Apple que li e recomendo