Google Agenda para Compromissos, Tarefas e Projetos.

O Google Agenda também funciona muito bem para organizar e controlar tarefas e projetos. Distribua as atividades em blocos semanais de acordo com o tempo que levará para executar cada uma delas e separe os tipos de atividade usando as cores disponíveis no aplicativo.

Além disso, as tarefas menores podem ser incluídas na forma de lembretes do Google e tudo aquilo que você não concluiu pode ser movimentado facilmente para outro dia e horário. Para entender melhor, continue lendo ou assista a videoaula.

Será que a primeira coisa a fazer é organizar suas atividades? Em minha opinião começar por este passo não e necessariamente o ponto de partida mais eficiente. Antes de mais nada é importante saber quanto tempo é utilizado nas suas tarefas mais comuns. Se você não conhece o tempo gasto nas suas atividades, estipular intervalos aleatórios na agenda significa mentir para si mesmo. Existem várias formas de fazer isso, mas a que mais gosto é a Técnica Pomodoro.

Além de conhecer o tempo, você pode também aproveitar o fato de que parte de nossas atividades funciona de forma cíclica. Use isso a seu favor distribuindo pelo calendário os afazeres que se repetem ao longo do tempo. Uma forma de fazer isso e usando o Trello, mas uma agenda como o Google Agenda funciona muito bem também porque é muito fácil incluir e mover compromissos para uma nova data ou horário apenas arrastando de um ponto para o outro.

Por exemplo, no meu caso, toda segunda-feira pela manhã realizo um follow-up nos meus clientes. Reviso todo conteúdo dos clientes ativos, entro em contato com os possíveis clientes que ainda não desistiram nem assinaram e assim por diante. 

Para o Canal no YouTube tenho também uma rotina de preparação das pautas em um dia da semana e no outro gravo os videos. E, evidentemente, existe também o dia de editar que está reservado no calendário. Percebe como essas atividades são cíclicas? Nem todas as nossas atividades são assim, mas uma parte é. Ou seja, está tudo organizado seguindo a minha cronologia semanal.

E porque recomendei o Google Agenda? Primeiro porque gosto muito dele. Principalmente depois da reformulação. Mas um detalhe que gosto bastante é que você pode escolher entre incluir compromissos ou lembretes.

Sugiro que coloque os compromissos recorrentes distribuídos em blocos semanais e ative a repetição. Assim esses intervalos ficarão bloqueados na agenda. Os espaços que sobraram você pode usar para assuntos inesperados ou para pequenas tarefas usando os lembretes.

O mais interessante nos lembretes do Google Agenda é que eles não largam do seu pé. Se deixou de fazer algo, isso vai te perseguir literalmente para o resto da vida.

Um lembrete não concluído aparecerá no próximo dia e assim por diante, ate que você conclua a tarefa. E se você é um usuário do Google Keep, melhor ainda. Os lembretes de lá também aparecem no seu calendário.

E você, como controla suas atividades e compromissos? Usa uma agenda ou um sistema de gestão tarefas? Por favor, compartilhe seu método conosco. E se acha que o vídeo pode ser útil para alguém, que tal usar o botão abaixo e enviar pelo WhatsApp?