Gestão de atividades no Evernote usando o Kanban | Entenda como administro meu canal no YouTube.

A ideia da aula de hoje é compartilhar um pequeno exemplo de uso de princípios do Kanban no Evernote.

O objetivo é que você entenda como a prática de mudar atividades de um estado para outro facilita organizar as coisas na mente e ao mesmo tempo permite ter uma noção clara do progresso das nossas atividades.

Mas o vídeo mostra apenas uma explicação parcial dos princípios do Kanban. Para informações um pouco mais elaboradas, recomendo a aula "Google Keep para gestão de tarefas | Um mini-Kanban usando cores”. E ao assistir atente-se ao Kanban e não ao Google Keep. 

Uso estes princípios e outros relacionados ao Scrum porque não acredito em soluções milagrosas e que funcionam para todos ou que durem para sempre. As etapas do nosso sistema mudam constantemente porque assim é a vida.

Como diz o ditado, a única constante é a mudança. Portanto é preciso sempre adaptar os passos de nossas atividades e preferencialmente de uma forma simples e ágil. O Kanban é excelente no quesito adaptação. 

Kanban no Evernote

Para o conteúdo que estou constantemente publicando em formato de vídeos, textos, aulas online etc., uso um conjunto de cadernos no meu Evernote.

O “Online” guarda todas as notas com ideias que serão um dia transformadas ou não em conteúdo. Funciona como o Backlog do Scrum e a medida que as notas —ideias— ganham corpo, são marcadas com um lembrete do Evernote para que eu saiba que já posso trabalhar na gravação do vídeo e outras etapas pré-publicação.

Depois que o conteúdo é publicado, mudo a data da nota para data de publicação e mudo o caderno para o produto específico: YouTube, Blog, Newsletter etc.

Por fim, se for o caso, incluo a pasta do Google Drive na qual estão os documentos mais pesados como o arquivo fonte do vídeo, mas imagens originais etc. Desta forma, terei um arquivo que posso consultar a qualquer momento no futuro.

Para entender melhor, sugiro que assista o vídeo. Gostaria também de conhecer suas opiniões. Já pensou em usar o Kanban para gerenciar suas atividades pessoais e profissionais? Por favor, deixe um comentário com dicas, dúvidas ou sugestões.

Caso precise de ajuda para otimizar os mais variados aplicativos e serviços na organização e produtividade da sua pequena ou média empresa, entre em contato.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.