Fotos da câmera e do iPhone no seu Rolo de Câmera

A cada ano que passa tenho usado cada vez menos minha Canon e cada vez mais o iPhone para fotografias durante viagens. Porém, em alguns casos especiais é interessante ter uma câmara de verdade. Em Galápagos, por exemplo, precisei muito do zoom para fotografar animais distantes.

Alternar entre os equipamentos no momento da fotografia nem é tão complexo, o chato é ter que depois organizar as imagens vindas dos dois. Há anos — literalmente! — busco uma solução menos manual e creio que encontrei uma alternativa bastante razoável utilizando o iCloud Photo Library (ainda em beta), um cartão Eye-Fi e o App GeoTagr.

O iCloud Photo Library é perfeito para economizar espaço, pois armazena as fotografias em nuvem e mantém uma versão otimizada no telefone. O conjunto cartão Eye-Fi e seu App para iOS permitem enviar fotografias da câmera para o telefone. E o App GeoTagr incluí as coordenadas nas fotos recebidas da câmera. O segredo é integrar tudo isso usando um fluxo simples.

Preparativos

  1. Compre um cartão Eye-Fi para sua câmera;
  2. Instale o App Eye-Fi no iPhone;
  3. Instale o App GeoTagr no iPhone.

Uso

  1. Ajuste o relógio da câmera para ficar igual ao do telefone;
  2. Abra o App GeoTagr e inicie um rastreamento;
  3. Comece a fotografar usando sua câmera com cartão Eye-Fi;
  4. Quando terminar, transfira as fotos da câmera para o iPhone usando o App Eye-Fi;
  5. Encerre o rastreamento no GeoTagr;
  6. Inicie a inclusão de coordenadas nas fotos do iPhone via App GeoTagr.

Experimentei esse fluxo hoje e funcionou muito bem. Agora é esperar o aplicativo Photos chegar ao OS X para que o processo fique ainda melhor. Detalhe... daria até para viajar sem computador, pois o backup das fotos é constante no iCloud.