Evernote: afinal, qual a forma correta de usar? Minha opinião e algumas dicas.

Assim que terminei de explicar para meu aluno qual seria a melhor forma de configurar o Evernote dele, ouvi a seguinte afirmação:

"Agora entendi como é o jeito certo de usar o Evernote. Tinha assistido alguns vídeos e a pessoa explicou tudo errado. Desse seu jeito é muito melhor".

Fiquei curioso e pedi mais informações.

Descobri que o vídeo que ele havia assistido indicava o Evernote para uso como sistema de gestão de tarefas e não era isso que ele estava querendo. Onde quero chegar? Não há a forma certa ou errada. O importante é casar a suas necessidades com a forma de configurar e usar o Evernote.

Para simplificar as cosias na sua cabeça, divida as possibilidades em dois grandes grupos: Gestão de Tarefas e Gestão de Conteúdo. E claro, você pode utilizar os dois ao mesmo tempo. Aliás é exatamente o que eu faço (explico no vídeo abaixo).

+ Tarefas e Gestão de Projetos com o Evernote.
+ Evernote para Tarefas e Projetos | GTD no Evernote.

O Evernote é muito mais que um bloco de notas e a sua estrutura de Etiquetas, Notas e Cadernos e os recursos de busca avançada, permitem que você transfira para dentro dele praticamente qualquer sistema de gestão de tarefas. No outro lado temos a gestão de documentos, que aliás é uma demanda bastante comum dos meus clientes corporativos e já publiquei diversos vídeos a este respeito no Canal.

Sou um defensor das "histórias" do Scrum e não acredito em tarefas avulsas como um meio eficiente de trabalhar. Ou seja, juntar estas duas formas de organizar o Evernote é, em minha opinião, a melhor forma de ter em um só lugar as tarefas, suas descrições e outros materiais complementares que podem ser necessários para trabalhar em nossas atividades.

Enfim, conforme expliquei no newsletter da semana passada, o importante é entender o que você precisa para só depois disso configurar o Evernote à sua maneira. E aqui no meu site e Canal no YouTube você encontrará uma enorme quantidade de conteúdo gratuito em formato de artigos, áudio e vídeo para explorar esta incrível ferramenta.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.