Dicas para otimizar o Twitter

O Twitter, como todos sabemos, permite textos de no máximo 140 caracteres. Esse limite foi baseado nas mensagens SMS dos aparelhos pré-smartphones. Hoje em dia, na era do iMessage, Hangouts, WhatsApp etc., é bem estranho pensar nisso, mas houve uma época em que até mesmo caracteres especiais de línguas latinas contavam mais que uma letra.

O surgimento do ADN e seus 256 caracteres me trouxe um caminhão de esperanças. Ainda mantenho minha conta por lá, mas infelizmente o serviço não conseguiu competir com o modelo de massa das outras redes.

O Twitter, por outro lado, mesmo não expandindo os tradicionais 140 caracteres, vem promovendo algumas mudanças interessantes que, de uma forma ou de outra, na prática aumentaram esse limite.

Veja abaixo o exemplo dos emoji. Qualquer daquelas imagens conta apenas um caracter no Twitter. Enquanto isso, os emoticons tradicionais são computados pela quantidade de caracteres que os constrói.

Adiante compartilharei algumas outras dicas que acumulei ao longo do tempo usando essa que é a minha preferida dentre todas as redes sociais. Pode ser que já conheça todas. Nesse caso, compartilhe esse artigo com seus amigos no Twitter :-)

Sua página de perfil

Há algum tempo o Twitter modificou totalmente o conceito da página de perfil. Está muito mais parecida com a do Facebook e em minha opinião, muito mais bonita. Mesmo que pouca gente visite nosso perfil, gosto da ideia de deixar a página agradável aos olhos. O suporte do Twitter recomenda imagens de 1500 x 500 para o cabeçalho e 400 x 400 para o avatar.

Mude a sua e por favor, por favor mesmo, coloque ao menos uma foto no lugar daquele ovo que fica por padrão no avatar!

Listas

Diferente do Facebook, o Twitter (ainda!) mostra na sua timeline todas as publicações daqueles que você segue. E a quantidade de pessoas e instituições que você segue pode mudar completamente sua experiência de uso. Mas para os mais organizados ou seguidores compulsivos, recomendo o uso de listas.

Entre no perfil de alguém que segue e procure pela engrenagem ao lado do botão seguir. Clique nela e escolha a opção de adicioná-lo a uma lista. Caso não tenha ainda nenhuma lista, poderá criar uma ali mesmo. Mas planeje bem. Você não vai querer se perder num mar de listas.

Imagens e demais mídias

O Twitter tem um sistema de fotos muito similar ao Instagram. Você pode fotografar ou usar uma foto existente do rolo de câmera e recortar e/ou aplicar filtros. Recentemente passou a ser permitido também marcar pessoas. Mas diferente do Instagram, a marcação só pode ser feita na hora.

Para acessar apenas suas imagens e vídeos publicados, utilize o /media no final do seu endereço de perfil. No meu caso, por exemplo, fica assim:

https://twitter.com/vladcampos/media

OBS.: Dei uma pausa no Instagram e tenho experimentado publicar minhas fotos só no Twitter. O número de likes é infinitamente menor, mas tenho gostado da versatilidade. Você não está restrito a fotos quadradas e elas ficam muito bonitas espalhadas na timeline.

Tweet dentro de um tweet

Essa é uma das dicas que eu mais gosto. Qualquer URL (endereço web) no Twitter é convertido pelo encurtador da empresa (t.co) e sempre terá 24 caracteres. Contando um espaço adicional entre a URL e sua frase, lhe sobram mais 117. Isso sem contar o tamanho do seu próprio nome de usuário quando alguém usa o RT em um tweet seu.



A propósito, o RT com comentário também deixa muito pouco espaço para escrever. E na maioria das vezes não quero apagar a frase ou parte dela no tweet original. Nesses caso, a dica é copiar o endereço do tweet que deseja comentar e colar ele dentro do outro.

Fazendo isso você ainda fica com 117 caracteres para escrever o que quiser sem eliminar partes da mensagem original. Na web e em alguns dispositivos os tweets comentados ficam elegantemente deslocados para a direita como visto no vídeo acima. Imagino que em breve esse formato estará disponível em toda parte.

Além do espaço que você ganhou, convenhamos, fica bem mais elegante!

Vídeo do Vine

O Vine, imitado pelo Instagram, foi adquirido pelo Twitter em 2012. Com excessão dos filtros, o resultado final de vídeos produzidos em ambos é muito similar. Mas os do Vine ficam sempre dentro do tweet com o botão play facilitando demais a vida de quem navega. Por isso adotei o Vine para compartilhar algumas dicas de tecnologia e eventualmente algumas cenas do meu dia a dia diretamente dentro do Twitter.

Busca Avançada

Eu adoro isso! Sabe aquele tweet seu ou de outra pessoa que não consegue mais encontrar na linha do tempo? Utilize a busca avançada, defina um ou muitos parâmetros e seja feliz! Depois que passei a procurar assim, nuca mais perdi nada no Twitter.

Última dica... Se ainda não leu, recomendo o artigo A obsolescência da TV, no qual descrevo minha experiência de acompanhar meio jogo da Copa de 2014 via Twitter.