Crie um sistema para guardar informações no Evernote | Curadoria de Conteúdo.

A busca do Evernote é fantástica, mas se você não criar o hábito de guardar informações no aplicativo, não haverá o que buscar e, consequentemente, ele não terá nenhuma utilidade para você.

Há inúmeras formas de capturar e organizar conteúdo no Evernote e no meu caso divido tudo em 3 grandes grupos sobre os quais gostaria de conversar com você hoje. Caso prefira, o conteúdo abaixo está também disponível em formato de vídeo.

O primeiro grupo de cadernos que organizei no meu Evernote em 2008 foi o que chamo de Arquivo Morto. Não estão em uma mesma pilha e nem têm nomes parecidos. Agrupo todos eles apenas na minha cabeça. É, em realidade, um estilo de caderno que serve apenas para armazenar documentos antigos que consulto apenas eventualmente.

Digitalizei documentos pessoais, certificados, papelada de contratação e demissão de empresas e todo tipo de informações que costumamos acumular em pastas ou até mesmo caixas em nossos armários.

Na sua maioria são aqueles que preciso guardar apenas como referência e sempre jogo fora os originais. Já os que preciso guardar legalmente, como certificados, ficam nas pastas físicas e estão também no Evernote para serem consultados com mais agilidade ou enviados para terceiros.

+ Ações em Múltiplas Notas do Evernote
+ Organize suas leituras com o Web Clipper, Instapaper e Pocket

Um segundo grupo diz respeito a um arquivo dinâmico, no qual estou sempre incluíndo conteúdo e que tem um mínimo de organização. Material de estudo, coleta de artigos online, anotações que trago do Kindle e assim por diante.

E finalmente existe o arquivão da bagunça. É apenas um caderno sobre o qual falei na aula a respeito de gestão de tarefas com o Evernote. Não há nenhum tipo de organização. São 2.800 notas (janeiro/2018) contendo comprovantes de pagamento, tarefas rápidas, fotos para lembrar de algo que não preciso necessariamente ter arquivado e assim por diante.

Conhece alguém interessado em organização ou Evernote? Por favor, utilize os botões de compartilhamento abaixo e envie este conteúdo.