Como usar Power-Ups e Plugins do Trello | Tutorial Trello.

Você sabe o que são Power-Ups e Plugins do Trello? São recursos de terceiros que podem ser conectados ao Trello para ampliar a capacidade do aplicativo. São tantos e tão poderosos, que quando um cliente ou aluno me pergunta se é possível resolver determinado problema usando o Trello e eu não sei a resposta de imediato, normalmente eu digo: "—Não sei, mas é bem provável que sim".

Depois vou em busca de um Power-Ups ou Plugins e eles normalmente resolvem a situação. Nesta aula explico o que são, vantagens e desvantagens e finalmente como instalar e desinstalar.

Os Power-Ups são recursos que permitem conectar o Trello a diversos outros aplicativos ou ampliar uma determinada função. Por exemplo, você pode pesquisar suas notas do Evernote ou documentos do Google Drive a partir de um Card do Trello e ligar um ou mais desses arquivos ao Card. Outra possibilidade é ativar o Power-Up do Calendário e ver as datas limite de cada uma das atividades dentro do Google Agenda, Outlook, Calendário da Apple ou outro serviço de agenda que você usa.

Os Power-Ups funcionam em todos os tipos de conta do Trello, mas existem limites. Na conta gratuita você pode usar um Power-Up por Quadro; na conta Gold são 3 e nas demais contas o uso é ilimitado.

Um das maiores vantagens dos Power-Ups é sua integração profunda com o Trello. Eles normalmente funcionam bem em todas as versões do aplicativo, inclusive telefone e teblets.

Porém, é preciso atenção porque alguns Power-Ups utilizam o campo de descrição do Card para incluir algum texto guia que ajuda o Power-Up a saber o que ele modificou naquele Card. Se você apagar este texto, o Power-Up pode ficar confuso. Também e é bom ficar especialmente atento aos Power-Ups em beta, porque pode ocorrer de parte da descrição do Card ficar corrompida. É muito raro, mas já aconteceu com clientes meus.

Instalar é bem simples. Vá até o Menu, depois Power-Ups e finalmente escolha um deles na lista e clique no botão Atualizar. Dependendo do aplicativo, você terá que autorizar o acesso do Trello. Para desentalar siga o mesmo caminho.

Já os Plugins funcionam em qualquer tipo de conta Trello (gratuita ou pagas) e normalmente são gratuitos. Mas existem alguns Plugins pagos.

E diferente do que acontece com os Power-Ups, eles precisam ser configurados um a um e em todos os computadores da empresa porque estão vinculados ao navegador de cada computador. E por estarem vinculados ao navegador, não funcionam nas versões móveis do Trello.

Para instalar, vá até a página de Extensões do Google Chrome, procure pelo Plugin desejado e cliente no botão Usar no Chrome.

Você usa Plugins ou Power-Ups? Por favor, compartilhe sua experiência e se conhece alguém que precisa de ajuda para aprender as funções do Trello, compartilhe esta aula com ele ou ela.