Como usar o Slack com Evernote | Tutorial Completo.

Estou esperando por esta integração desde que o Chris O'Neill, CEO da Evernote, esteve em São Paulo no final de 2016 e fez uma apresentação na Campus. Lembro claramente de ter comentado algo que chamou minha atenção. Ele mencionou muitas vezes a palavra Slack. Naquela ocasião não existia nenhum tipo de integração entre os dois serviços, mas isto mudou.

Se você não sabe o que é Slack, assista minha aula explicando o serviço ou visite http://vladcampos.tv/slack para ter acesso a todos os vídeos a respeito desta incrível ferramenta. Resumidamente, trata-se de um sistema de comunicação corporativa que se integra a uma enorme quantidade de aplicativos.

Para usar o Evernote e o Slack juntos, visite http://evernote.com/slack e siga os passos para conexão. Caso seja um usuário Evernote Business, preste atenção porque terá que escolher em que conta pretende usar o Slack: na pessoal ou na Business. Terá que escolher uma delas, pois não há como conectar as duas ao mesmo tempo.

Uma vez conectado, um bot do Evernote aparecerá no Slack e você poderá usar 3 comandos.

➤ /note
➤ /clip
➤ /find

Para quem usa o Slack, comandos como estes são muito importantes porque a ideia é conseguir fazer tudo lá de dentro. Por exemplo, escrevendo /note e uma frase, o Evernote criará uma nota com o título “Note to self from Slack”. E, deste ponto em diante, sempre que você usar o /note, um novo texto será incluído nesta mesma nota. Ela será criada no seu caderno padrão, mas você pode mover ela para outro caderno sem interferir no funcionamento do /note.

Já o /clip permite guardar conversas do Slack em notas do Evernote. E funciona junto com datas ou períodos. Por exemplo, use o  /clip yesterday dentro de um canal para salvar todas as mensagens de ontem.

Você pode também usar o nome do mês para pegar todas as mensagens daquele mês. Ou pode indicar uma data para inicio e assim por diante. Use o comando /clip help para conhecer todas as combinações possíveis.

Ao compartilhar uma nota privada do seu Evernote no Slack, o texto dela aparecerá dentro do Slack, mas não há como outras pessoas daquele canal terem acesso àquela nota usando o link. O texto só pode ser visualizado dentro do Slack. É um detalhe sutil, mas mostra a preocupação da Evernote com a nossa privacidade.

E ao usar o comando /find você verá também uma mensagem dizendo que o resultado da busca em tela é visível apenas para você. Ou seja, outra preocupação importante com a privacidade.

E por falar em /find, não achei a busca do Evernote dentro do Slack muito inteligente. Experimentei algumas palavras, mas ele não me mostrou notas que eu havia usado recentemente.

Imagino que isto deva melhorar no futuro porque a Evernote está investindo tempo e recursos na Inteligência Artificial do aplicativo. Porem, é possível ajudar o elefante usando um comando de busca avançada, o intitule:, junto com o /find. Se não conhece a busca avançada do Evernote, assista minha aula a respeito deste tema. É um recurso incrível que você precisa conhecer.

E você, ja usava o Slack? Gostou da Integração com o Evernote? O que mais gostou e do que está sentindo falta? Por favor, deixe seus comentários ou dúvidas.

Caso precise de ajuda para otimizar os mais variados aplicativos e serviços na organização e produtividade da sua pequena ou média empresa, entre em contato.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.