Como criar um álbum com vários artistas no iTunes

Em junho de 2007 concluí o processo de importação de todas as minhas músicas de CDs para o iTunes. Levei diversos finais de semana fazendo isso porque naquele época era preciso incluir as capas e outras informações manualmente. O trabalho foi gigantesco, aprendi muito sobre iTunes e todas essas músicas estiveram me acompanhando até hoje migrando de um Mac para outro e de um iPod ao outro, até que chegaram ao iPhone e iTunes Match.

Mas apesar de tanto trabalho e aprendizado, há anos não importo mais músicas para minha biblioteca. Passei a comprar online e hoje em dia com Spotify e iTunes Radio, raramente compro um CD. Porém, como fã dos Engenheiros do Hawaii, queria comprar o Espelho Retrovisor depois que descobrir este trabalho. Queria, mas não está a venda. E diferente da confusão recente entre U2 e Apple, não localizei o CD nem mesmo para download gratuito no iTunes.

Foi o Google, aquele que tudo vê e tudo sabe, quem me levou ao Scream & Yell 2.0, onde as músicas estão disponíveis para download. Fácil, pensei. Arrasto tudo para o iTunes e está resolvido. Bom, as músicas de fato foram para lá, mas por nada nesse mundo eu conseguia agregar todas elas em um álbum. Mesmo resgatando lá do fundo da memória o procedimento de selecionar todas as músicas e modificar todos os campos em comum, não deu. Cada música permanecia como um álbum independente.

Lembro que CDs com muitos artistas sempre foram chatos de organizar em um único álbum, mas esse estava impossível! Nem mesmo selecionando a caixa que indica vários artistas (vide imagem) as músicas se agrupavam. Já revoltado, resolvi criar uma playlist para curtir as músicas no iPhone enquanto deixava o cérebro respirar um pouco. Quem sabe assim eu mataria a charada. Nada feito! São Google, preciso de ajuda novamente!

O detalhe chave é mudar o item "album artist" (ou similar em português) para "various". Encontrei a dica em um site em inglês, mas tenho a leve impressão de que qualquer palavra utilizada neste campo funcionará, desde que seja a mesma e que as demais informações comuns a todas as músicas estejam iguais.

Imagino que muita gente já sabe como resolver este problema, mas depois que descobri um amigo lutando com o iTunes pelo mesmo motivo (inclusive o mesmo CD), resolvi compartilhar minha "descoberta". E para você que também é fã, as músicas estão disponíveis em diversos locais, inclusive no SoundCloud. Divirta-se!