Aumente sua produtividade criando atalhos de teclado

Para ganhar tempo, procuro sempre decorar os atalhos de teclado das funções que mais utilizo. O cmd + k, por exemplo, serve para criar um link no Evernote [mais atalhos Evernote]. Uso tanto, que é muito comum tentar executar o comando em outros aplicativos. O Scrivener é a vítima preferencial neste caso. Tentava, com frequência, criar links por lá via cmd + k.

Felizmente o OS X permite atribuir atalhos para funções de qualquer menu no sistema. É bem simples e foi o que eu fiz. Vá até as Preferências do Sistema e na aba Teclado, procure por Atalhos. Agora vamos configurar um novo atalho.

Escolha a opção Atalhos de Aplicativos, procure pelo aplicativo desejado, escreva a frase do menu exatamente como aparece lá e defina um atalho digitando as teclas. No meu exemplo, utilizei a mesma combinação do Evernote para a função Add Link... (adicionar link) do Scrivener. Importante: a frase precisa ser idêntica a que aparece no menu. Veja que incluí também os três pontos finais.

Se voltar ao menu, notará que o novo atalho aparece lá. Veja na imagem abaixo o Add Link... antes e depois do ajuste via Preferências do Sistema.