A quem confiar seus dados?

Entendo que essa é uma questão ainda muito distante de uma resposta definitiva. Há muito em jogo, principalmente depois das declarações de Snowden. Mas nesse meio tempo tenho adotado o pragmatismo. Diversas empresas vêm dizendo que não utilizam nossos dados. Algumas vão além, declarando que tudo está inclusive criptografado.

Por exemplo, gosto muito das 3 Leis de Protecção de Dados do Evernote: Seus dados são Seus; Seus dados estão Protegidos e Seus dados são Portáteis. Isso está claramente descrito no primeiro item dos Termos do Serviço. A Apple recentemente publicou sua versão das três leis em carta intitulada "A message from Tim Cook about Apple’s commitment to your privacy". Esse tipo de postura tem sido adotada por mais e mais empresas. Quer outro exemplo? Leia a Política de Privacidade da DuckDuckGo.

Alguns me chamam de ingênuo por acreditar em Termos de Uso e Políticas de Privacidade como essas. De minha parte, penso que ingenuidade de verdade é saber o que outras empresas têm feito com seus dados e ainda assim ignorar isso como fazem os que acreditam em profecias autorrealizáveis.

Pense nisso!