4 dicas para estudar usando o Evernote. Guarde e encontre seu material de referência.

O Evernote é ótimo para coletar, organizar e encontrar o conteúdo que você precisa. Já gravei diversos vídeos a respeito deste tema e neste compartilho 4 dicas práticas de como usar o aplicativo para criar um arquivo com todo seu material de referência.

Web Clipper

Para ter o material de referência a sua disposição, é preciso antes coletar conteúdo. E não há como falar em coleta no Evernote sem mencionar o Web Clipper, um ferramenta extremamente útil em um enorme variedade de situações.

Por exemplo, sempre que tenho alguma dúvida a respeito de algo na língua portuguesa, faço uma busca online, verifico se aquele site é uma fonte segura, aprendo o que tenho que aprender e antes de sair capturo o conteúdo via Web Clipper e guardo no Caderno “Português”.

No futuro, quando estou novamente em busca de respostas, não consulto o Evernote primeiro. Vou novamente ao Google porque vai ser difícil lembrar o que já pesquisei e guardei no passado.

Porém, com o Web Clipper instalado, tudo que procuro no Google e que já guardei no Evernote, aparecerá ao lado da página de resultados (assista o vídeo para entender). Se minha resposta está ao lado, clico nela e entro no Evernote porque sei que aquele conteúdo é de uma fonte segura.

A melhor parte é que este processo vale para qualquer material de referência que você esteja pesquisando e armazenando. Você pode fazer exatamente o mesmo com qualquer que seja o objeto das suas pesquisas e estudos.

PDFs

Uma outra possibilidade que explorei em 2013, bem no início do podcast Diário de um elefante, é o uso de Notas como espaços para guardar, consultar e criar fichamento de PDFs.

Coloque o arquivo PDF no topo da Nota e complemente com texto seu ou outros materiais logo abaixo, criando um fichamento. Caso seja um usuário Premium, poderá rabiscar dentro do próprio PDF e o Evernote criará no topo do arquivo um índice de tudo que anotou (vide vídeo). Outra vantagem para usuários Premium é que a busca encontrará conteúdo dentro dos arquivos PDF.

Livros

Outra possibilidade é capturar passagens de livros eletrônicos ou mesmo fotografar conteúdo de livros impressos. Estas informações podem ser granizadas em Cadernos e também aparecerão nas buscas.

Anotações

Muito se fala a respeito dos estudos que dizem que copiar à mão livre e melhor do que digitar. Não vou entrar neste mérito porque é um debate sem fim e o ideal é descobrir o que é melhor para você. 

O que poucos comentam são outros estudos que dizem que anotar com suas próprias palavras é uma forma de fixar bem o conteúdo e funciona também digitando. Ou seja, não recomendo que você apenas fotografe as anotações professor. Preste atenção no que ele está dizendo e anote com suas próprias palavras.

E se precisar fazer desenhos dentro de suas Noas, não há problemas. No Evernote para Android e iOS isso é possível.

Encontre Tudo

Há diversas formas de organizar tudo em Cadernos do Evernote e expliquei como em detalhes em outros vídeos, mas o mais importante é guardar o conteúdo para quando precisar dele e, principalmente, para quando você nem mesmo souber que precisará dele. 

As buscas no Evernote mostrarão sempre conteúdo relacionado e no caso de ser um usuário Premium, este conteúdo relacionado aparecerá automaticamente na base das suas Notas a medida que está digitando algo.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.