Organizando Viagens com o Evernote. Antes, durante e depois.

Existem diversas formas de utilizar o Evernote para organizar viagens. Em 2013 expliquei meu método detalhadamente em uma palestra na Fujitsu Brasil, mas achei interessante gravar a novo vídeo (abaixo) com todas as explicações.

Preparativos

Antes mesmo de comprar passagens começo uma pesquisa na Internet para descobrir e aprender tudo que posso a respeito do destino. Neste momento, o Web Clipper é meu maior aliado para capturar todo material relevante que encontro.

Hoje em dia não monto mais os roteiros detalhadamente como demonstrei no vídeo de 2013, mas ainda mantenho todas as principais informações de datas e passeios ligadas via links internos aos respectivos comprovantes de aéreo, hotel, carro etc. Por que mudei? Sugiro que assista o vídeo "Google Trips ou Evernote? | Melhor App para organizar viagens".

Durante a Viagem

Durante a viagem todo esse material servirá como fonte de consulta e terei sempre à mão detalhes a respeito da passagem aérea, reservas de hotel, carro etc. Dependendo do tipo e duração da viagem, costumo digitalizar os tickets de supermercado para comparar preços.

É um procedimento que me ajuda especialmente quando alugo apartamentos via Airbnb porque nessas situações cozinho muito "em casa" e é bom saber se estou pagando um preço justo pelos produtos que estou comparando. No vídeo abaixo encontrará mais detalhes.

Outra prática comum é fotografar conteúdo de museus. Quadros estátuas e até monumentos espalhos pela cidade que considero interessantes vão para o Evernote junto com a placa descritiva.

E finalmente, se ocorre algum problema e preciso registrar algo, o Evernote é excelente porque com um só click terei a data, horário e local. 

Pós-Viagem

Depois da viagem, todo material funciona como referência que pode ser consultada para uma nova viagem ou para ajudar um amigo ou parente. E no caso de viagens a trabalho, posso coletar recibos que depois serão utilizados para solicitar um reembolso.

Enfim, são muitas as possibilidades. Essas são apenas algumas ideias para sua próxima viagem. Assista o vídeo para entender em mais detalhes e deixe seus comentários.
 

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos.