Backup e sincronismo de fotos e arquivos (inclusive Evernote) com novo serviço do Google.

Além de juntar os aplicativos de sincronismo Google Drive e Google Photos, o novo serviço "backup e sincronismo" do Google passa a permitir backup de arquivos armazenados em nossos computadores.

Ao instalar o novo aplicativo, que está disponível para Mac e Windows, os antigos aplicativos Drive e Photos são substituído e você passa a controlar tudo em um só painel.

Permanecem todas as configurações para sincronismo de arquivos (Google Drive) e sincronismo de fotos (Google Photos) e além disso você poderá também selecionar pastas no seu computador que serão automaticamente duplicadas online, criando uma cópia backup. Nas configurações do serviço você poderá definir se deseja ou não que arquivos apagados no seu computador sejam também excluídos no Google Drive.

Como utilizo o serviço G Suite com espaço de 1TB para armazenamento, todos os meus arquivos já estavam no Google Drive. Porém, quando estou trabalhando em um vídeo costumo deixar o material relacionado a ele no desktop. Ao terminar movo tudo para a respectiva pastas.

Tenho um backup local de todo o computador, mas estes arquivos que mantenho temporariamente no desktop não tinham um backup em nuvem.

Com o novo serviço do Google, posso ter tanto o desktop quanto minha pasta de arquivos do Evernote selecionados para backup no Google Drive. Para chegar até a pasta de armazenamento do Evernote no Mac ou Windows, leia o artigo "Como mover a base de dados do Evernote para um armazenamento externo".