Evernote ou Dropbox ou OneNote ou Google Drive ou...

Enxergo o universo de serviços de armazenamento em nuvem dividido em dois grandes grupos.

De um lado temos o Evernote, Google Keep, OneNote e Notas da Apple, que funcionam muito bem para coleta e localização de informações úteis para atividades pessoais e profissionais.

No outro lado existem os serviços mais voltados para armazenamento tradicional como o Dropbox, Google Drive, OneDrive e iCloud, que são baseados em uma antiga estrutura hierárquica de pastas e sub-pastas.

Entender esta diferença entre um grupo e outro é importante porque eles não são necessariamente excludentes. Além disso, é preciso também conhecer as características, vantagens e desvantagens de cada aplicativo para saber como utilizar o melhor de cada um deles.

Minha opinião é a seguinte: o Evernote é excelente para capturar conteúdo e melhor ainda para encontrarmos o que precisamos e quando precisamos. O Google Keep também é muito bom nas buscas, mas para o que preciso ele muito simples. Especialmente no que se refere a estrutura rígida dos elementos nas notas (veja video abaixo).

Já o OneNote é muito melhor que o Keep nesses aspectos, mas acho que ainda peca nos aplicativos móveis, no sincronismo e principalmente na estrutura de etiquetas. Por conta destas limitações é muito complicado usar o OneNote para algo mais elaborado como o que ilustrei no vídeo "Gestão de Tarefas com o Evernote".

Por outro lado, para guardar arquivos pesados ou trabalhar em edição colaborativa de documentos, o Evernote não é bom. É nesse ponto que entram em cena os sistemas de armazenamento.

iCloud

Apesar de achar os produtos e serviços da Apple muito bons, descarto o iCloud por conta do costumeiro ambiente fechado da empresa.

Não existe a menor possibilidade de eu usar um serviço que me prende dentro do seu eco-sistema. Se amanhã ou depois, por algum motivo eu quiser ou precisar deixar de usar os produtos da Apple, terei uma enorme dificuldade de acesso ou exportação/importação.

Dropbox

O sincronismo do Dropbox é excelente, mas a medida que as outras empresas foram criando seus sistemas de armazenamento, o serviço foi ficando isolado e limitado.

Muitos têm falado do Paper, mas ele é basicamente um ambiente colaborativo que já existe no Office e no Google Drive.

Google Drive

Optei pelo uso Google Drive por conta do serviço G Suite que assino. E escolhi pagar pelo G Suite em lugar do Office ou Dropbox por alguns motivos.

O G Suite me permite usar meu próprio domínio e ele está cada vez melhor integrado ao Gmail e a outros serviços do Google e de terceiros, conforme demonstro no vídeo "Crie uma bela apresentação PowerPoint em minutos".

O conjunto de serviços que uso é:

  • Evernote para coleta, organização de conteúdo e gerência de tarefas;
  • Google Drive para arquivos maiores que são ligados em notas do Evernote;
  • Trello para trabalhos colaborativo.

E você, que ferramentas você usa? Compartilhe seu setup nos comentários do vídeo para ajudar os colegas que ainda estão em busca de um conjunto ideal.