O que é... USB Tipo-C?

Quando começaram a aparecer os dispositivos compatíveis com o USB Tipo-C a primeira coisa que veio a minha mente foi: o futuro finalmente chegou!

O USB está certamente entre os padrões mais populares que já surgiram, mas, ao mesmo tempo, peca pela enorme variedade de tamanhos e tipos.

O Tipo-C representa a evolução do USB para um padrão universal. Finalmente estamos a ponto de poder usar um mesmo cabo com o mesmo conector nos dois lados e que pode servir para uma enorme variedade de situações como transmitir dados, recarregar equipamentos e conectar monitores externos.

Padrões

A USB-IF é uma empresa sem fins lucrativos com mais de 750 membros e fundada em 1995 pelas companhias que discutem e estabelecem os padrões para o popular formato USB. Nomes como Apple, Google, Microsoft e muitas outras fazem parte desse grupo.

O Tipo-A é o formato mais popular. É aquele retangular e que está nos pendrives, nas portas dos notebook, recarregadores de celular e em diversas outras partes. O Tipo-B lembra um quadrado (mais detalhes no video) e normalmente está presente em cabos de impressora. Já as variações mini e micro são versões menores dos tipos A e B.

Além dos formatos, existem também as versões que estão relacionadas às velocidades de transmissão. Atualmente estamos na 3.1, mas percorremos um longo caminho até chegarmos aqui.

Velocidades

  • 1.0: 1.5 Mbit/s a 12 Mbit/s
  • 2.0: 480 Mbit/s
  • 3.0: 5 Gbit/s
  • 3.1: 10 Gbit/s

A propósito, para identificar os equipamentos que suportam uma velocidade maior, fique de olho na cor do conector. Aqueles que são pintados de azul, são os mais velozes.

Mas vale lembrar que os dois equipamentos conectados precisam suportar maior velocidade. Sendo assim, se seu computador suporta velocidade 3.1, mas seu telefone só suporta 2.0, a velocidade de transmissão cai para 2.0.

É fato que as versões 3.0 e 3.1 trouxeram um grande salto na velocidade, mas ainda existiam todos aqueles outros conectores que vemos na outra ponta do cabo: micro, mini e tantos outros. O objetivo do USB Tipo-C é unificar tudo isso. A velocidade atingida até o momento com a versão 3.1 e um único formato de cabo.

As principais características do Tipo-C são:

  • Um conector que pode ser encaixado virado para cima ou para baixo;
  • Um mesmo conector nas duas pontas do cabo;
  • Elevada velocidade de transmissão de dados;
  • Capacidade para recarregar dispositivos;
  • Pode ser usado para transmitir vários tipos de dados e sinal.

O Futuro

Estamos vivendo um momento de transição que deve ser um pouco longo, mas já existem vários adaptadores a venda e até pendrives com conectores Tipo-A de um lado e Tipo-C no outro.

Enfim, quando concluirmos essa etapa, precisaremos de apenas um cabo para todos os nossos equipamento. Quase... afinal o iPhone, iPad, Magic Mouse, Magic Trackpad e Pencil da Apple ainda usam um conector proprietário, o Lightning.

A propósito essa é uma face do "pensar diferente" da Apple que é completamente desnecessária e que só complica a vida das pessoas. Acho difícil, mas quem sabe essa teimosia termine depois que todos os demais equipamentos do mundo já estiverem adotando o USB Tipo-C.