Entenda o formato iCal e como ele permite que você veja tarefas do Todoist, Trello e outros no seu calendário

Houve um tempo em que o aplicativo de calendário da Apple se chamava iCal, mas não é a respeito dele que falarei neste texto. O tema do artigo é o iCalendar, que às vezes você encontrará abreviado como iCal. Trata-se de um formato compatível com os aplicativos de calendário da Apple, Google Calendar, Lotus Notes, Outlook, Thunderbird, Yahoo Calendar e diversas outros.

A compatibilidade significa que você pode incluir no seu próprio calendário as datas e eventos de terceiros que, por sua vez, serão automaticamente atualizados. Esse processo é conhecido como "assinar um calendário”, que pode ser público ou especificamente criado por alguém para você.

Os públicos estão por toda parte e incluem feriados nacionais de diversos países, fases da lua, programação de TV e assim por diante. Realizando uma busca no Google, encontrará alguns. E o próprio Google Calendar tem uma lista com diversos deles a sua disposição.

Além disso, dependendo do aplicativo usado, você poderá criar um calendário público ou específico para um grupo de pessoas. Digamos, por exemplo que a área comercial de uma empresa queira montar uma relação de aniversariantes dos clientes e fornecedores para que todos aqueles que lidam com essas pessoas tenham acesso rápido às datas. Basta criar um novo calendário, alimentar ele com as datas e distribuir o endereço iCal internamente.

Para fazer isso no Google Calendar, clique na engrenagem e depois selecione “Configurações”. No topo da tela entre em “Agendas”, crie uma nova ou clique na que deseja compartilhar.  Na base da tela verá os dois endereços iCal, o privado e o público (imagem abaixo). Mas lembre-se que para compartilhar publicamente, a "Agenda" deve estar configurada como pública e você pode mudar essas configurações no menu “Compartilhar esta agenda”.

Uma outra possibilidade é assinar seus próprios calendários que estão em outros aplicativos. Dois bons exemplos são o Todoist e Trello.

No Todoist (versão web), clique na engrenagem, escolha "Configurações Todoist" e na primeira aba, "Geral", procure pelo item "Feed iCalendar". Copie o endereço para que você possa incluir ele no seu próprio calendário. Vide explicações mais abaixo.

O serviço também está disponível na versão Business Class do Trello. Abra o menu do quadro (versão web do aplicativo), clique em "Item Extra”, vá até a área de ferramentas da seção “Calendário”, onde você poderá ativar e desativar o "feed iCalendar". Se estiver desativado, ative e copie o link no item "Seu Feed Pessoal iCalendar."

Para incluir um calendário de terceiros no seu Google Calendar, por exemplo, clique na engrenagem e depois selecione “Configurações”. No topo da tela clique em “Agendas” e à direita da tela clique em "Procurar agendas interessantes”. Selecione um ou mais calendários na relação ou clique em "Adicionar por URL” para usar um endereço iCal do Todoist, Trello ou de outro serviço. Cole o endereço e confirme.

O formato iCal é um belo exemplo de padronização e que você pode e deve usar a seu favor. Existem vários aplicativos que contam com esse recurso e sugiro que sempre dê uma olhada na área de configurações em busca do link iCal para assinatura. Afinal, ter todas as atividades do seu dia apresentadas no calendário, é uma excelente forma de se organizar para trabalhar com mais eficiência.