Como mover a base de dados do Evernote para um armazenamento externo

O procedimento para migração da base de dados nas versões Mac e Windows do Evernote é diferente. Mas há algo que sugiro que faça da mesma forma nos dois casos.

Realize um último sincronismo para atualizar seus dados nos servidores da Evernote e depois crie um backup da sua base de dados local. Basta copiar as pastas para outra parte como garantia. Afinal, nesses casos, todo cuidado é pouco.

Há alguns motivos que podem te levar a migrar a base de dados. Penso que o mais óbvio deles é a falta de espaço de armazenamento interno no seu computador. No meu caso, os 60 GB do MacBook Air simplesmente não são suficientes para guardar os aplicativos que utilizo e tudo que está no armazenado meu Evernote. Mas existem outras situações.

Por exemplo, pode ser que você use um computador compartilhado no trabalho ou não queira deixar seus dados do Evernote no computador ao voltar para casa no final do expediente. Com armazenamento em um HD externo, basta descontar e ninguém terá acesso.

Windows

O primeiro passo é descobrir onde estão seus dados. Felizmente (ou perigosamente), isso é muito fácil na versão Windows do aplicativo. Abra o Evernote, vá até o menu "Ferramentas" e depois "Opções".

Na janela "Opções", clique em "Abrir pasta do banco de dados" e localize os diretórios abaixo. Mas fique atento, pode ser que tenha que voltar um nível na hierarquia de pastas para chegar a eles.

Copie esse conteúdo e salve em outra parte do seu computador para ter uma cópia de segurança da sua base de dados do Evernote.

Concluído o backup, voltemos a janela Opções (abaixo). Vá até a aba "Geral" e clique no botão "Alterar" para ver a estrutura de diretórios do seu computador e discos conectados. Escolha uma pasta ou crie uma nova e pressione "OK" para mover a base de dados para o novo local.

Dependendo do tamanho da sua base de dados, isso pode levar um bom tempo. Portanto, tenha paciência ou deixe o processo em andamento a noite antes de dormir.

Mac

No Mac o caminho para a base de dados não é nada obvio. Em realidade ele fica completamente escondido, mas há uma forma de ir direto a ele.

No menu clique em "Evernote" e selecione a opção "Sobre o Evernote". Depois aperte a tecla "Alt" e verá um link para o local onde está a base de dados.

A migração em si exigirá a utilização de Links Simbólicos. Mas não se assuste com termos técnicos. Assista o vídeo abaixo da Dica 188 e siga os passos.