Pare tudo e configure seu Gmail agora para conseguir cancelar o envio de emails errados no futuro

Sabe aquele frio na barriga de quem acabou de enviar um e-mail inapropriado para a pessoa errada? Ou pode ser também algo menos grave, como esquecer de incluir um anexo ou outras informações. O Gmail nos ajuda a evitar algumas gafes sugerindo um título para mensagens com esse campo vazio e também avisa que o anexo está faltando se esquecemos dele, mas usamos a palavra “anexo” no texto.

Por outro lado, eventualmente o Gmail nos atrapalha bastante. Às vezes comente erros quando sugere pessoas que você poderia querer copiar. Principalmente se você costuma copiar pessoas na sua empresa e ao mesmo tempo no cliente. O erro, em realidade é grosseiro. Em algumas ocasiões você quer enviar algo somente para seus colegas de trabalho e o Gmail insiste em te sugerir a inclusão de contatos do seu cliente. E se estamos com pressa e existem nomes similares (Ex.: Renato e Renata) na empresa e no cliente, está armada a confusão.

Para evitar esses problemas, sugiro que se habitue a nunca colocar os nomes dos destinatários enquanto está escrevendo a mensagem. A dica é simples, escreva toda a mensagem, revise o texto e só depois de tudo pronto você seleciona com calma os destinatários.

O problema é que esse truque só funciona quando você está criando uma nova mensagem. Ao responder um email, os endereços já estão lá. Você até poderia apagar todos e depois incluí-los novamente, mas isso seria muito improdutivo.

+ Domine seu email com Todoist para Gmail e Outlook
+ Do Gmail para Cadernos específicos do Evernote via Inqloud
+ Infinitos endereços de e-mail

Nesse caso, sua melhor opção é prestar atenção. Mas se isso falhar é bom estar preparado. O Gmail, como diversos outros aplicativos, permite que você ative um recursos para desfazer o envio de mensagens depois de um determinado intervalo de tempo que varia de 5 a 30 segundos, a sua escolha. No vídeo abaixo mostro como configurar isso na sua conta e recomendo que pare tudo e realize essa configuração agora para evitar dores de cabeça no futuro.