Guarde suas músicas no Google Music... sem precisar pagar por isso!

Um amigo já havia me falado sobre esse serviço, mas só ontem parei para experimentar. Assim como diversas outras empresas, o Google também conta com um serviço de música por assinatura, mas há uma pequena diferença em relação aos concorrentes. Você pode armazenar até 50.000 músicas suas sem nenhum custo. Os passos são sos seguintes:

  1. Vá até seu computador e visite http://music.google.com.
  2. Inclua o número do seu cartão de crédito para desbloquear o serviço. Você também pode usar a mesma conta da Play caso já tenha um cartão cadastrado lá. Fique atento para as opções indicadas em tela. Você quer apenas ativar o serviço e não assinar o Google Music.
  3. Expanda o menu no lado esquerdo da tela e vá até a opção para upload de música. Está entre os últimos itens na base da lista.
  4. Siga os passos escolhendo sua biblioteca do iTunes ou alguma pasta no seu computador. Se desejar, marque a opção para que o Google Music fique monitorando aquela pasta para realizar uploads automáticos de novas músicas no futuro.

Evidentemente o tempo de upload vai depender da quantidade de músicas que você tem e da velocidade da sua conexão, mas depois de concluído o processo, você poderá ouvir online a partir do computador, transmitir para o Chromecast ou usar o App no seu Android e iPhone. E no caso do telefone e tablet, você pode inclusive escolher músicas ou álbuns para baixar e manter no aparelho para ouvir quando não houver conexão.

Imediatamente pensei no meu Chromebook que tem um espaço muito pequeno para armazenamento, mas o mesmo vale para o MacBook Air ou outro computador com poucos gigabytes. No meu caso, a biblioteca estava em um HD externo e agora não preciso mais disso. Basta abrir o navegador e começar a ouvir minhas músicas. E também está resolvido o problema do backup porque o Google Music permite baixar todas as nossas músicas a qualquer momento.

Mas como acontece com diversos serviços Google, há algumas inconsistências. Por exemplo, não consigo entender porque via navegador web consigo ver uma opção que me permite assinar e ouvir podcasts, mas essa alternativa não aparece no telefone. E isso só acontece em uma das minhas contas do Google. Nas demais, o item podcast não aparece em parte alguma. Como o serviço ainda não está disponível em todos os países, pode ser essa a razão da inconsistência.

Mas seja como for, junto com o Google Photos, essa é uma iniciativa que bate de frente com serviços similares da Apple. Especialmente porque, como acontece com as fotos, não há custo de armazenamento. E, diferente do que costuma acontecer com serviços Apple, o Google Music funciona em diversos dispositivos e sistemas. Em outras palavras, você não depende de um computador ou telefone específico para acessar o conteúdo.

+ Do Apple Photos para o Google Photos
+ Entenda o Google Photos
+ Gostei do compartilhamento no Google Photos

O que está esperando? Faça um teste. Não vai te custar nada. Literalmente :-)