Conheça as alternativas para usar o Evernote junto com sua agenda

O Evernote é um excelente aplicativo e é o centro do meu sistema de organização e planejamento, mas sinto falta de uma boa integração dos Lembretes com com alguma agenda de compromissos.

No passado, o Sunrise fazia isso muito bem. Além de mostrar os Lembretes em um calendário, permitia a criação de Notas com Lembretes que apareciam automaticamente no Evernote. Mais ou menos como funciona o power-up do Trello. Atualmente existem algumas outras soluções, porém cada qual com prós e contras.

+ O power-up Evernote pode te ajudar a ser muito mais produtivo no Trello

Quando a Microsoft comprou o Sunrise, prometeu integrar suas funções no Outlook, mas o que entregaram de fato foi algo muito simples. Os Lembretes aparecem no Outlook, mas apenas na versão do App para telefones e tablets.

+ Organize compromissos, tarefas, projetos, viagens etc. com a ajuda do Sunrise

Uma outra possibilidade é usar serviços como o IFTTT e Zapier, que abrem um universo de possibilidades. No vídeo abaixo mostro como é possível criar uma Nota automaticamente baseada em informações contidas em um novo compromisso. Mas há como explorar diversas outras possibilidades ligando datas e Lembretes, por exemplo.

Mas o problema desse tipo de serviço é que eles funcionam em apenas uma via e depois de executada a ação, não existe sincronismo ou atualização. Significa que se você criar um compromisso e depois modificar algo nele, isso não será modificado no Evernote ou vice-versa.

Atualmente o chamado “Connectors Cronofy” é a solução mais próxima do que um dia foi o incrível Sunrise. Aliás, funciona com o Evernote, Trello, Slack e Zendesk. No caso do Evernote, cada novo Lembrete é colocado automaticamente na sua agenda de compromissos (veja vídeo) e as modificações são sempre atualizadas.

Ele só não é perfeito porque não é possível criar um novo Lembrete do Evernote a partir do calendário. Isso o Sunrise fazia muito bem.

O serviço é gratuito porque, segundo informado no site da empresa, eles trabalham oferecendo serviços de integração de calendários para empresas e os “Connectors” existem para demonstrar o potencial do serviço. Portanto, conecte seu Evernote e experimente.