Como guardar conteúdo, cartões de visita e fotos no Evernote sem perder tempo

Nos meus workshops sempre digo que a utilidade do Evernote está diretamente relacionada à quantidade de conteúdo que cada um de nós armazena no aplicativo.

Além disso é importante também conhecer os muitos recursos dessa incrível ferramenta para escolher aquilo que fará você ser mais eficiente nas suas atividades diárias.

Por exemplo, no Android você pode definir ícones de acesso rápido a diversas funções, como Notas, Busca, Lembretes e até mesmo captura e armazenamento de cartões de visita. E tudo sem sair da tela principal do telefone. Isso é possível graças aos widgets do Android, que no caso do Evernote são três:

  1. Uma barra simples que te dará acesso a 5 atalhos para ações rápidas e ao próprio Evernote.
  2. Uma barra um pouco mais sofisticada, que além dos atalhos, lhe mostrará também parte do conteúdo armazenado no seu Evernote filtrado por Caderno, Etiqueta, Lembretes etc.
  3. E finalmente o widget em formato de ícone. Um bom uso para ele é a câmera para digitalização rápida de documentos ou cartões de visita. Nos três casos é possível configurar o tipo de ação, o Caderno de destino e a cor que pode ser preta ou verde.

Já utilizei os três tipos em momentos diferentes da minha vida e ultimamente tenho dado preferência ao em formato de barra simples com os seguintes ícones: criação de Nota rápida, Nota (normal); digitalização, Lembrete e também a Busca.

Dentre eles, o que permite criar Notas rápidas e digitalização/fotos são os campeões no meu dia-a-dia. Com esses dois na tela principal é possível ganhar um tempo enorme.

Por exemplo, toda vez que preciso anotar algo, abro o telefone, pressiono o ícone de Nota rápida, escrevo algo e salvo. Esse conteúdo cairá no meu Caderno 2do que é minha central de entrada de conteúdo e tarefas.

O mesmo vale para digitalização de documentos ou fotos de algo que eu quero armazenar para o futuro. Basta pressionar o ícone da câmera, escolher entre documento e foto e capturar o conteúdo.