Dicas para guardar e ler PDFs no Evernote que você precisa conhecer

Desde que o Evernote começou a trabalhar de forma mais integrada com o Google Drive, tenho recebido dúvidas de ouvintes e leitores a respeito da melhor forma de lidar com anexos em Notas.

Não tenho ainda uma resposta definitiva, mas o que estou experimentando é o seguinte.

Arquivos pesados como vídeos e audios ficam no Google Drive com link dentro das respectivas Notas no Evernote. Um bom exemplo são os áudios do podcast Diário de um elefante e vídeos originais que publico no Canal YouTube. Por outro lado, mantenho os PDFs dentro das Notas porque é muito útil poder anotar e rabiscar nos arquivos usando os recurso do Evernote.

Dito isso, é preciso que você entenda algumas características da dupla Evernote-PDF. Como qualquer outro tipo de arquivo, basta arrastar o PDF para dentro do aplicativo e ele aparecerá aberto na Nota. Uma vez lá, seu conteúdo será localizado nas buscas e você pode também usar os controles de edição para rabiscar ou marcar partes do texto.

Essas anotações são automaticamente salvas e passam a compor o documento. Mas basta clicar sobre qualquer uma delas e apertar a tecla delete para excluir uma ou mais. A propósito, esse e todos os fundamentos e recursos do Evernote estão demonstrados no meu curso online Evernote para Iniciantes.

Outra característica automática é a criação de um índice no topo do PDF contendo uma lista com todas as marcações realizadas. Porém, apesar de ser algo bastante útil para um grupo de pessoas, pode ser um recurso que não funcione bem para você e, é claro, isso pode ser desativado.

Por essas e outras características, digo que arquivos PDF funcionam muito bem dentro de Notas do Evernote e, por isso, não uso o Google Drive para esse tipo de armazenamento.

E claro, você pode aproveitar a busca avançada para localizar todos as Notas que tenham um PDF. Isso pode ser feito no conjunto total de conteúdo do seu Evernote ou apenas em um determinado Caderno com Etiquetas específicas e até mesmo uma combinação de tudo isso.

Ficou confuso? Assista o vídeo abaixo para entender melhor.

Por fim, lembro que arquivos PDF podem ser apresentados dentro da Nota de duas formas. Originalmente eles aparecem abertos para leitura, mas você pode mudar isso nas configurações ou em um arquivo específico.