Como a Apple ajudará a popularizar fones de ouvido USB Tipo-C

Os rumores estão por toda parte, a Apple pode vir a eliminar o tradicional conector para fone de ouvidos no próximo iPhone. Aparentemente o plano é tornar o telefone resistente ou a prova d’água e diminuir ao máximo o número de portas seria uma boa prática. Outra justificativa é a qualidade do áudio 100% digital.

Ando lendo e ouvindo muita gente explicar as diferenças entre as tecnologias e a percepção que temos do som vindo dos fones equipados com os tradicionais conectores analógicos que usamos hoje em dia. Não sou especialista e entendo muito pouco a respeito do tema, mas tudo que li até o momento sugere que, em termos de percepção, não fará muita ou nenhuma diferença migrar para o 100% digital.

Seja como for, mudar padrões radicalmente parece estar no DNA da Apple há anos. Foram pioneiros no uso do USB, na adoção do disquete de 3.5’’ e sua futura eliminação junto com o leitor de CDs, transformaram por completo o formato de celulares, acabaram com as baterias removíveis em telefones e computadores e assim por diante. Basta olhar a sua volta e verá que grande parte do mercado segue essas e outras tendências e modas lançadas em Cupertino.

Particularmente gosto da ideia de um único padrão de conexão para todos os nossos dispositivos. Pense por um minuto em como o USB revolucionou nossas vidas. Se estiver escrito “USB” na embalagem você sabe com o que aquele equipamento funcionará. E o novo padrão Tipo-C promete facilitar ainda mais as coisas.

+ VCP 148 - Entenda o que é USB 3.1 Tipo-C

Se a Apple migar o áudio para o Lightning, certamente lançará junto fones Beats compatíveis e outras empresas seguirão a tendência. Afinal nenhum empresário em sã consciência vai querer perder essa enorme fatia de mercado. E como o Android já é compatível com som via saída USB desde o Lollipop, é muito provável que fones USB Tipo-C comecem a se popularizar também. Afinal o novo MacBook e diversos outros computadores têm uma ou mais portas Tipo-C e novas gerações de televisões, monitores, aparelhos de som etc. tendem a adotá-lo.

+ Simplifique o dia-a-dia usando menos cabos

Em um mundo ideal a Apple trocaria o Lightning pelo USB em seus dispositivos móveis e passaríamos a ter que lidar com apenas um formato, mas acho que isso não acontecerá. Acredito que o mais provável será a existência de uma boa quantidade de fones com conectores Lightning e uma enorme variedade de preços e qualidade usando o formato USB Tipo-C. E é claro, veremos surgir também uma gigantesca quantidade de adaptadores.