Não confio no número passos mostrado pelo Misfit

O primeiro equipamento que utilizei para medir meus passos foi uma pulseira Jawbone UP. Não durou muito tempo porque adquiri o Pebble e logo depois o iPhone 6, cada qual com seu pedômetro. O Pebble, em realidade, conta com os sensores necessários, mas precisa de aplicativos de terceiros para executar essa tarefa. Os dois mais populares são o Jawbone UP e o Misfit.

O UP, por algum motivo que não consigo entender, não monitora o sono via aplicativo do Pebble, apesar de fazer isso via pulseira vendida pela empresa. Já o Misfit, monitora sono e passos, mas ultimamente tem causado algumas dores de cabeça por conta de falhas no conjunto Pebble-iOS.

Por outro lado, independente das chateações recentes, o que tem me incomodado de verdade no Misfit é a diferença de cálculo dos meus passos. Notei recentemente que ele mostra, em média, 40% mais passos que o iPhone 6. Evidentemente o relógio fica mais tempo comigo, mas 40% é muita diferença.

Minha esposa usa um Withings, que também mede passos e no sábado passado ficamos a manhã inteira andando juntos. Por volta do almoço demos uma olhada nos dois relógios e o Pebble estava mostrando os típicos 40% adicionais. Abri o iPhone, que também passou a manha toda "andando comigo" e o número estava semelhante ao do Withings.

+ Um quebra-cabeças chamado Health
+ Pebble, Misfit e Jawbone UP
+ Pebble + Misfit... Um passo de cada vez!

+ VCP 152 - Estamos mesmo no ano do wearables?

Evidentemente é uma amostra muito pequena e nada garante que o iPhone e o Withings estejam corretos, mas, levando em conta o histórico das três empresas, me parece que, ao menos nesse caso, faz mais sentido o Misfit ser o vilão. Principalmente porque não lembro de toda essa diferença quando usava o Jawbone UP no meu Pebble.