Limpe a geolocalização de fotos com o Camera+

Falei sobre privacidade no VCP 168 e mencionei diversas vezes que um dos riscos ocultos a que estamos sujeitos é o compartilhamento de localização precisa de nossa casa e outros locais via coordenadas embutidas nas fotos que tiramos com telefones e tablets.

Uma dica é prestar atenção nas configurações de cada aplicativo, pois normalmente há como bloquear o envio dessa informação. Outra possibilidade é desligar por completo a captura de localização nos ajustes da câmera. E por fim, existem alguns aplicativos que removem esse dado. O Camera+ para iOS é um deles.

É possível fazer isso tanto nas fotos que tirou com o Camera+, quando importar fotos para remover sua localização. Para importar, pressione o sinal de adição que está no canto superior direito da tela do aplicativo.

Ao ver as fotos que estão no seu Rolo de Câmera, selecione uma ou mais e pressione Import. O proximo passo é escolher a que que deseja editar. Pressione a lupa e depois mantenha o dedo pressionado sobre a lixeira por alguns segundos (vide imagem abaixo). Um menu aparecerá com alguma opções. Escolha Remove Geotag e as informações de localização serão eliminadas da imagem.

+ GeoTagr para incluir localização em fotos
+ Como configurar uma Geofance no Flickr

Pronto, agora você pode salvar novamente essa imagem no seu Rolo de Câmera ou compartilhar a foto a partir do próprio Camera+.