Mantenha seu Mac acordado com um pouco de cafeína!

Sempre que começo a gravar um podcast, ou que estou em uma reunião anotando informações, o Mac insiste em entrar em modo de proteção de tela. Acontece com frequência porque está ajustado para um intervalo bastante curto.

Uma solução simples seria aumentar o tempo de espera ou desligar o protetor, mas não me agrada em razão da segurança dos meus dados. Quando meu protetor de tela entra em ação, preciso usar a senha para desbloquear o computador. Portanto, se algo acontecer com o equipamento —perda ou roubo—, os dados estarão protegidos.

Para chegar a um meio termo, uso um aplicativo chamado Caffeine. Ele é gratuito e permite bloquear a ação do protetor de tela com um simples clique na xícara que fica na barra superior do OS X. Ao clicar no ícone, verá café dentro dela e o protetor de tela não entrará em ação. O problema é que ao esquecer de clicar novamente na xícara —para "tomar o café" e desligar o aplicativo— estou colocando em risco a segurança, porque o computador ficará desprotegido indefinidamente.

Felizmente os desenvolvedores do Caffeine levaram isso em consideração. Ao clicar com o botão direito sobre o ícone, você poderá modificar algumas configurações:

  1. Automatically start Caffeine at login;
  2. Activate Caffeine at launch;
  3. Show this message when starting Caffeine.

Verá também o item "Default duration" com uma lista que começa em "Indefinitely" e vai até "5 hours".

O item 1 abre o aplicativo Caffeine sempre que você inicia o Mac. Isso fará com que a xícara apareça vazia no menu para que você possa clicar nela. O item 2 ativa automaticamente o Caffeine, ou seja, interrompe o funcionamento do protetor de tela. Não vejo motivos para esta opção, pois seria o mesmo que desligar o protetor de tela, mas pode ser que você a utilize para algo. A opção 3 apenas mostra a tela de configurações ao iniciar o Caffeine. Me parece útil se marcou também a opção 2 porque será sempre apresentado às configurações e poderá modificar algo se necessário.

Mantenho apenas a opção 1 ativa e em "Default duration", mantenho em "1 hour". Dessa forma, quando estou gravando um podcast ou realizando anotações em uma reunião e ativo o Caffeine clicando na xícara, tenho certeza que a pausa no protetor de tela vai durar no máximo uma hora, que é mais ou menos o tempo gasto nas gravações ou reuniões.

O Caffeine faz parte de um conjunto de aplicativos muito simples e extremamente úteis que uso diariamente durante minhas atividades pessoais e/ou de trabalho e que, quem sabe, pode também ser útil para você. E além de ser gratuito, adoro o conceito do ícone em formato de xícara com e sem café!

Receba o conteúdo do site por email.