Do Apple Photos para o Google Photos

Apesar da empresa ter lançado um aplicativo para Mac que permite upload de fotografias do computador para o Google Photos, não há como selecionar as imagens do Apple Photos. O aplicativo permite apenas a indicação de pastas do computador.

Como o Google é uma empresa em constante beta, é preciso sempre dar uma ajudinha e usar, digamos, a criatividade para fazer com que as coisas funcionem. O que eu fiz foi o seguinte...

A Apple mantém todas as suas fotos em um pacote chamado "Photos Library". O detalhe é que elas estão apenas comprimidas ali dentro. Portanto, a primeira coisa a fazer é navegar até o "Photos Library" via Finder e clicar com o direito para descomprimir o arquivo, em outras palavras, visualizar o conteúdo do pacote. Fazendo isso, verá uma enorme estrutura de pastas. Não modifique nada! Repito, não altere nada nessa estrutura, pois pode danificar o conteúdo do App Photos.

Tudo que você precisa fazer é procurar a sub-pasta chamada "Masters", clicar com o botão direito sobre ela e marcá-la com uma Tag (Etiqueta) do OS X. O objetivo é conseguir encontrar a pasta depois. Feito isso, saia do Finder e clique com o botão direito sobre o ícone do App Google Photos Backup na barra superior do do Mac. Escolha "Preferences" e depois clique no botão "Add...".

Uma vez que não há como ver os arquivos dentro da pasta "Photos Library", clique em "All Tags" (ou equivalente em Português), escolha a etiqueta usada na pasta "Masters" e verá a pasta (imagem abaixo). No meu caso, conforme ilustrado na figura, utilizei "Fotos" para o nome da etiqueta.

Pronto! Escolha a pasta Masters e o App do Google vai começar a fazer o upload das suas fotos. Deixo, entretanto, uma dica importante! Se realmente for fazer isso, desligue algum sincronismo. Ou do iPhone para o Mac ou o upload automático do iPhone para o Google Photos. Caso contrário, vai ficar cheio de fotos duplicadas daqui por diante.

Nota técnica para o pessoal da Google: o Uploadr do Flickr "sabe" encontrar direitinho as fotos dentro do Apple Photos. Não é necessário nenhum tipo de gambiarra.

Assine o newsletter semanal e mantenha-se atualizado.