O Hangouts é confuso ou mal explicado?

Há pouco mais de um ano meu pai adquiriu seu primeiro smartphone. Depois que se habituou ao aparelho, partimos para migração do Skype que usa há anos no computador. Deu certo e temos evoluído desde então. Ainda prefere o computador para me ligar, mas já consegui fazer ele atender algumas vídeo-chamadas no telefone. Quando é pego de surpresa, não tem jeito, tem que atender. Por outro lado, sei lá porque cargas d'água, ele não consegue se habituar ao fato de que o Skype também permite comunicação via texto.

Considero isso um tanto frustrante porque algumas vezes desejo apenas mandar uma mensagem, uma foto etc. Sim, eu sei, poderíamos usar o WhatsApp, mas simplesmente não quero. Já compartilhei diversas vezes minha opinião a respeito do aplicativo. No meu caso o excesso de mensagens irrelevantes estava me atrapalhando demais. E grande parte do tempo de trabalho do meu pai é dedicado a ler e escrever. Não quero transformar a vida dele num inferno.

Esses dias notei que ele se habituou bem ao SMS no smartphone e tive um ideia: instalar o Hangouts, habilitar o aplicativo para receber e enviar SMS e assim não causo tanta confusão nos fluxos dele. Aliás, falando em confusão, esse parece ser um ponto forte no Android. A pessoa precisa de um e-mail do Google para habilitar o aparelho, mas aplicativos chave da empresa nem sempre estão instalados. Entendo que há um modelo de negócios diferente do usual, mas é muito estranho ter que esperar que o usuário descubra e instale sozinho determinados aplicativos.

Nem todos sabem, mas o Hangouts é o mensageiro universal do Android. Com ele é possível enviar e receber SMS e ao mesmo tempo se comunicar via texto, áudio e vídeo com pessoas usando o Gmail em seus computadores, o App Hangout no iOS etc. E nos EUA ele é ainda mais útil, pois funciona também com o Google Voice. Aliás, é exatamente o mesmo caminho que a Microsoft tem trilhado, integrando o Skype ao Outlook.com.

Portanto, comparado ao WhatsApp e similares, em minha opinião, é uma solução efetivamente universal e muito mais completa. O que me leva a velha pergunta: a liberdade no Android é mais prejudicial que benéfica para o Google? Ou será que a empresa não está é fazendo um bom trabalho promovendo e explicando seus próprios produtos e serviços?

Enfim, se você é um usuário Gmail, fica a dica. É possível instalar o Hangouts no seu iPhone ou Android e tirar proveito da troca de mensagens, envio de arquivos e conversas em voz e vídeo nas mais diversas plataformas. Ele é universal de fato. E para aqueles que têm um Android, sugiro que o definam como App para SMS também. Dessa forma, a exemplo do que acontece no iMessage da Apple, você poderá escolher se quer mandar um SMS ou uma mensagem usando o 3G ou Wi-Fi.

Assine o newsletter semanal e mantenha-se atualizado.