Transferindo eBooks via Adobe Digital Editions

Conforme expliquei no VCP 160, eBooks com DRM Adobe ID podem ser transferidos de um dispositivo para o outro. O primeiro passo é criar seu Adobe ID. Faça isso em: https://accounts.adobe.com.

Agora precisará baixar e instalar o aplicativo Adobe Digital Editions. Este aplicativo funcionará como uma espécie de central da Adobe para armazenar e organizar seus livros em formato ePub e com chave de DRM Adobe ID. Ao mesmo tempo permitirá a transferência deles para outros serviços e dispositivos compatíveis. Uma vez instalado, vá até o menu Help e autorize seu computador com o usuário e senha criados no cadastro do Adobe ID.

Agora precisará baixar e guardar no aplicativo os seus livros compatíveis com o Adobe ID. Um bom exemplo é o site da Kobo. Vá até sua biblioteca e verá ao lado direito de cada um dos livros comprados um botão com a frase Download DRM ePub. Clique nos que deseja baixar e concluído o processo, abra o arquivo no Adobe Digital Editions.

A partir deste ponto, há dois caminhos.

1) Caso tenha um dispositivo (leitor) compatível, basta conectá-lo via USB ao seu computador para autorizá-lo e posteriormente mover seus livros. O nome do equipamento aparecerá na lista de dispositivos e tudo que precisará fazer é arrastar os livros desejados para lá.

2) Caso deseje enviar o arquivo para um aplicativo compatível no seu telefone ou tablet, precisará copiá-lo e utilizar o Dropbox, Google Drive ou método similar para realizar a transferência.

Clique com o botão direito sobre um dos livros que estão no Adobe Digital Editions (computador) e escolha a opção para ver mais informações a respeito do livro. Um dos itens é o local no qual o livro está armazenado no seu computador. Vá até lá e copie o livro para o Dropbox ou outro serviço de transferência.

Para este exemplo, usarei o Bluefire no Android. Ao abrir o aplicativo no seu telefone, a primeira tela mostrará campos para usuário e senha do Adobe ID. Preencha com os seus dados e pressione o botão Autorize.

Uma vez que o aplicativo no telefone e no Adobe Digital Editions no seu computador usam o mesmo usuário e senha, os livros poderão ser interpretados e abertos. Basta transferir o livro que você copiou para o Dropbox, Google Drive ou outro local similar. Para fazer isso (no Android), aguarde o fim do sincronismo, vá até o telefone, clique sobre o livro (no Dropbox, Google Drive etc.) e escolher a opção enviar para. Selecione o leitor Bluefire e o livro será transferido.

A desvantagem de processos manuais como este é que você terá que sempre cuidar de tudo, a começar pelos backups. Além disso, precisará gerenciar suas anotações, marcações etc., pois nada é transferido de um leitor para outro. Por isso prefiro sempre manter meus livros dentro dos aplicativos/serviços (Kindle, Kobo etc.) nos quais foram adquiridos. Dessa forma, conforme mencionei no podcast (ouça abaixo), tenho sempre um backup e todo conteúdo é sincronizado automaticamente entre os dispositivos.