Respondendo notificações do Android via Pebble

Em alguns momentos fica bastante evidente a diferença entre os sistemas iOS e Android. Não sou desenvolvedor, mas os que consultei me disseram que o recurso para responder notificações Android via Pebble, lançado em Fevereiro (2015), não é tecnicamente possível no iPhone.

Ainda não havia testado, mas confesso que desde o lançamento vinha sendo tentado pela ideia de voltar a usar o Android por algum tempo com o objetivo de experimentar essa novidade e algumas outras ligadas ao Evernote e demais sistemas que utilizo.

Essa semana transferi o sincronismo do Pebble do iPhone para o Android e estou impressionado. O novo recurso transformou completamente o relógio. Assim que uma mensagem chega, um conjunto de três possíveis ações é apresentado na tela:

  1. abrir o aplicativo relacionado no telefone;
  2. responder;
  3. ignorar.

Ao escolher responder, poderá usar os emojis que já estão no relógio ou uma das 5 frases configuradas por você no aplicativo Pebble do telefone. Configure via menu "Notifications > Notification responses". No caso de um e-mail (testei apenas com o Gmail), você poderá também tomar outras ações como arquivar e excluir a mensagem. Genial!

Infelizmente não consegui fazer funcionar em toda parte. Por exemplo, quando recebo uma mensagem via Skype, só é possível abrir o aplicativo no telefone ou ignorar a mensagem. Mas fica a dica para quem usa o Hangouts e não está tendo acesso as respostas. É preciso que você tenha o Android Wear instalado no seu telefone. Não é necessário configurar nada, basta instalar o aplicativo.

Leia também: O Hangouts é confuso ou mal explicado?

Gosto muito do Pebble, principalmente por conta da tela super-legível, da bateria que mesmo com todos os recursos ligados dura dias e por ser a prova d'água. Corro sempre com o meu e é excelente (e higiênico!) poder entrar no chuveiro e lavar o relógio depois de uma corrida. Agora é esperar a atualização que trará a Timeline para os antigos modelos e o relógio ficará ainda melhor.

Conteúdo Relacionado