Simplifique o dia-a-dia usando menos cabos

Como ainda não chegamos a era do USB 3.1 Tipo-C, uma boa dica é otimizar os cabos que carregamos conosco. Ainda tenho alguns equipamentos antigos que usam Mini USB, mas atualmente quase tudo por aqui pode ser conectado via Micro USB e Lightning (no caso do iOS). Imagino que algo similar aconteça com você.

+ VCP 148 - Entenda o que é USB 3.1 Tipo-C

A Apple e alguns outros fabricantes até vendem um pequeno adaptador para transformar conectores Micro USB em Lightning, mas, em minha opinião, são muito pequenos e, consequentemente, fáceis de serem perdidos.

Como pode ser visto nas fotos (abaixo), optei por uma alternativa na qual o adaptador está preso ao cabo principal. Existem vários modelos com essa proposta, que casa muito bem com praticamente todas as minhas necessidades: iPhone, Kindle e principalmente o bloco de carga extra da Mophie. Mas antes de migrar para esta solução mais simplificada, passei pelo "cabo-polvo", aquele volumoso com várias pontas que raramente usamos.

Para quem não usa iOS, existe um outro modelo com ponta dupla, muito parecido com o meu, porém com conectores Micro e Mini USB. E um lembrete importante para os usuários iOS é verificar se o cabo escolhido é certificado pela Apple. Caso contrário, pode não funcionar e o barato sairá caro.

Mantenho o cabo na mochila e em casa tenho o Lightning (original) e Micro USB conectados à tomada para recarregar os aparelhos. Mas definitivamente o Mophie é o destino mais comum para meu cabo híbrido.

Há dois conectores no pequeno bloco de energia extra que me acompanha quase sempre: um USB tradicional e outro Micro USB. O primeiro para conectar e recarregar os mais variados dispositivos. Uso normalmente quando estou na rua e a bateria do iPhone está se esgotando. Já o Micro USB serve para recarregar o bloco. Quando estou em algum local com tomadas, o mesmo cabo (invertido) serve para recarregar o Mophie.

Obs.: No passado costumava usar as capas Mophie que servem também como bateria extra. O problema é que são proprietárias. Ao comprar outro telefone, é preciso também adquirir uma nova capa. Outra desvantagem é que funcionam apenas para um dispositivo. Já o bloco, junto com o cabo híbrido, me permite recarregar também o Kindle e equipamentos da esposa.

Levamos conosco e recarregamos tantos equipamentos no dia-a-dia, portanto, um pouco de simplicidade e comodidade, sem perder a eficiência, é uma boa pedida. Te convido a ficar sempre atento as alternativas a sua volta que lhe permitam fazer o mesmo (ou mais!) com menos.