Web Clipper para Android e iOS

Já publiquei alguns textos, vídeos e episódios do podcast a respeito do Web Clipper. Adoro o serviço e o utilizo quase que diariamente, principalmente para armazenar artigos no meu Evernote.

Por outro lado, sempre senti falta de uma versão móvel do serviço. No iOS, o Lightly foi a alternativa que utilizei por algum tempo, mas, em virtude das limitações impostas pela Apple, ele nunca foi tão simples quanto o Web Clipper.

Quando o iOS passou a permitir comunicação entre aplicativos, a coisa mudou completamente de figura e a Evernote criou uma espécie de versão do Web Clipper para o seu aplicativo no iPhone e iPad. Em paralelo, o recurso de envio de conteúdo de páginas web foi aperfeiçoado no Android. Portanto, as duas plataformas hoje contam com formas nativas de simular o Web Clipper.

iOS

Android

No Android, quando estiver em uma página web, escolha a opção de compartilhamento e selecione o Evernote. Clicando no círculo com o ícone do elefante que aparecerá na base da tela, você poderá também definir algumas ações para o conteúdo que está coletando. No iOS basta pressionar o ícone de compartilhamento e escolher um Caderno.

Nos dois casos o material será colado dentro de uma Nota do seu Evernote sem os banners e outros itens que costumeiramente estar presentes nas páginas web. Em outras palavras, exatamente o que o Web Clipper faz na opção artigo simplificado.